Ação, que envolveu secretarias do Estado, recolheu produtos irregulares em Arroio do Sal
Fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde, a Vigilância Sanitária de Arroio do Sal, a Polícia Civil, o Ministério Público e a Patrulha Ambiental da Brigada Militar, apreenderam mais de duas toneladas de alimentos impróprios para consumo em Arroio do Sal, no Litoral Norte, na segunda-feira (19/1). Entre os produtos apreendidos estão carnes de gado, embutidos e alimentos congelados.
Durante a fiscalização, os agentes identificaram diversas irregularidades que comprometiam a segurança alimentar. Entre os problemas constatados, estavam a comercialização de alimentos fora da temperatura adequada, com presença de mofo e armazenados com materiais de limpeza. Também foram encontradas embalagens de carnes acondicionadas de forma irregular no interior da câmara fria, além de constatada a ausência de caixas apropriadas para produtos refrigerados.
A operação identificou ainda falhas graves nas condições sanitárias do estabelecimento – como falta de higiene geral, presença de insetos na área da padaria e deficiência no controle de pragas. Outro ponto crítico foi a área destinada ao fatiamento de frios, que funcionava sem equipamentos essenciais (como ar-condicionado), comprometendo as condições higiênico-sanitárias. Além disso, foi constatado o lançamento de esgoto em via pública.
Trabalho integrado
A Seapi integra a Operação Verão Total 2025/2026, lançada pelo governo do Estado em dezembro do ano passado. Os profissionais da pasta atuam por meio de barreiras sanitárias ao longo dos litorais Norte e Sul, mobilizando cerca de 50 servidores – entre fiscais estaduais agropecuários, técnicos agrícolas e equipes administrativas – distribuídos em nove equipes de fiscalização.
A operação reúne diversas secretarias e órgãos estaduais e tem como objetivo ampliar a segurança, o bem-estar e o atendimento à população durante a temporada de veraneio. No âmbito da Seapi, o foco é impedir a disseminação de doenças, assegurar o cumprimento da legislação sanitária e fortalecer a vigilância em uma região que recebe grande circulação de turistas e produtos ao longo do verão.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br