Nova injetora de plástico elétrica reforça infraestrutura tecnológica do Senai-RS em Farroupilha

  • 9 de fevereiro de 2026
  • Sol FM

Equipamento integra diferentes processos industriais e amplia o atendimento à cadeia produtiva da Serra


Com o objetivo de otimizar a produtividade das aulas práticas e contribuir para a modernização das indústrias locais, a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) de Farroupilha passou a contar, nesta sexta-feira (6), com uma injetora de plástico elétrica de última geração. O equipamento é resultado de uma parceria com o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) e consolida, na serra gaúcha, o conceito de laboratório multiuso da unidade, voltado ao atendimento de estudantes e da cadeia produtiva regional.

De acordo com o gerente de operações das unidades Senai na Serra, Felipe Andreolla, o impacto da nova injetora é multissetorial, uma vez que o plástico atua como tecnologia viabilizadora em diversos segmentos industriais, permitindo maior precisão, eficiência e controle do processo produtivo. “Estamos falando de uma plataforma tecnológica transversal. Hoje, o plástico é o suporte para componentes automotivos, móveis, ferramentas e eletrônicos. Ao trazermos o que há de mais moderno em injeção, ampliamos o patamar de competitividade da cadeia industrial, permitindo que diversos segmentos evoluam simultaneamente”, destaca.

Já o presidente do Simplás, Cláudio Meneghel, ressalta que a injetora não é um ativo isolado de uma instituição, mas um recurso estratégico colocado a serviço do desenvolvimento regional. “Esse laboratório multissetorial reflete muito bem a realidade da maioria das nossas empresas. O aluno sai daqui preparado para o mercado. Vai enfrentar desafios, como em qualquer ambiente industrial, mas sai formado com o que há de mais moderno em tecnologia do plástico”, disse.

Segundo o vice-presidente regional do Sistema FIERGS na serra gaúcha e presidente do Conselho Consultivo do Sesi e do Senai de Farroupilha, Geraldo Alexandrini, a implantação do equipamento integra uma articulação institucional envolvendo o Simplás e o Conselho Regional do Senai-RS, responsável pela deliberação sobre os investimentos na infraestrutura das unidades.

Instalada em um ambiente integrado, a injetora soma-se a uma extrusora de plástico, a centros de usinagem CNC, tornos e fresadoras, estrutura que amplia as possibilidades de formação prática e de serviços tecnológicos. O conjunto prepara a unidade para avançar no gerenciamento de processos industriais, com perspectiva de adoção de soluções digitais e de inteligência artificial (IA).


Sistema FIERGS | Comunicação - Gerência de Comunicação Institucional | Fotos: Divulgação FIERGS

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE