Com concorrência mais acirrada e consumidores cada vez mais exigentes, a experiência do cliente se tornou um dos principais diferenciais competitivos de marcas, empresas e produtos e trouxe destaque ainda maior para a gestão eficaz da experiência do consumidor (CXM – Customer Experience Management).
Essa estratégia abrange todas as interações entre o cliente e a marca, desde o primeiro contato até o pós-venda e a recomendação espontânea. Empresas que priorizam essa jornada conseguem não apenas atender às expectativas do público, mas também fortalecer sua reputação e impulsionar seu crescimento.
A professora Claudia Bouman, especialista em reputação de marca e sócia da Percepta Reputação Empresarial complementa o tema dizendo que Philip Kotler, no livro Marketing 5.0, destaca a apologia como um dos aspectos essenciais da experiência do consumidor. Esse conceito se refere ao momento em que um cliente satisfeito se torna um promotor espontâneo da marca, compartilhando sua experiência positiva e influenciando outras pessoas.
De acordo com Kotler, esse ciclo virtuoso depende, pelo menos, de cinco fatores fundamentais: atendimento, equipe de vendas, performance do produto, pós-venda e recomendação espontânea. Cada um desses aspectos precisa ser bem gerenciado para garantir uma experiência marcante e consolidar a confiança do consumidor.
O atendimento é o primeiro grande teste da experiência do consumidor e pode definir a percepção inicial sobre a marca. Empresas que oferecem suporte ágil, eficaz e personalizado criam impacto positivo desde o início. Para isso, é essencial adotar modelo de atendimento proativo, em que as necessidades do cliente sejam antecipadas e resolvidas com rapidez.
A interação com a equipe de vendas é um dos momentos mais importantes na jornada do consumidor. Profissionais bem treinados, que compreendem as necessidades do cliente e oferecem soluções personalizadas, aumentam as chances de conversão e fidelização.
A qualidade do produto é um dos principais determinantes da satisfação do consumidor. Se um produto não atende às expectativas criadas pela comunicação da marca, a decepção pode gerar insatisfação e afetar negativamente a reputação da empresa.
O suporte pós-venda também é um dos fatores para garantir a fidelização do consumidor. Um acompanhamento eficiente após a compra demonstra preocupação com a satisfação do cliente e fortalece o vínculo com a marca.
Clientes satisfeitos se tornam promotores da marca e influenciam diretamente a decisão de compra de outras pessoas. O marketing boca-a-boca – ou, atualmente, também clique-to-clique – continua ajudando a aumentar a credibilidade da empresa, pois as recomendações espontâneas possuem alta confiabilidade entre consumidores.
Caso contrário, corre-se o risco de dedicar muito esforço a uma determinada ação e se frustrar porque os resultados alcançados não foram os esperados.
Sobre a Percepta Reputação Empresarial
A Percepta Reputação Empresarial atua com reputação de marca, gestão de marketing e comunicação, treinamento, imagem e relações institucionais. Focada no desenvolvimento empresarial, profissional e individual, nasceu em 2001 e seus sócios já atenderam marcas como Correios, Hospital 9 de Julho, Claro, Osten/BMW, BSGI, Instituto Soka Amazônia.
Para saber mais acesse www.perceptamkt.com.br.
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