Ação de conscientização sobre doenças reumáticas em Porto Alegre será realizada no Parque da Redenção dia 28 de Setembro

  • 23 de setembro de 2025
  • Sol FM

Com o slogan “Dor nas Juntas? Junta tudo e vem para o reumato”, a edição 2025 da campanha nacional visa chamar atenção da população sobre prevenção, sintomas, diagnósticos e tratamentos corretos das doenças reumáticas, que afetam cerca de 15 milhões no país.

Ação de conscientização sobre doenças reumáticas em Porto Alegre será realizada no Parque da Redenção

A mobilização acontece dia 28 de setembro (domingo), no Parque da Redenção, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) em parceria com a Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul (SRRS). Com o slogan “Dor nas Juntas? Junta tudo e vem para o reumato”, a edição 2025 da campanha nacional visa chamar atenção da população sobre prevenção, sintomas, diagnósticos e tratamentos corretos das doenças reumáticas, que afetam cerca de 15 milhões no país.

Das 9h às 11h, médicos especialistas em reumatologia estarão à disposição do público para esclarecer dúvidas, distribuir materiais informativos sobre as principais doenças reumáticas e orientar sobre hábitos de vida que contribuem para a qualidade de vida da população. A ação conta com apoio da AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul), da ONG Grupal e do Alureu Sinos.

São mais de 120 doenças já catalogadas entre inflamatórias, crônicas, autoimunes e raras, algumas das quais estão entre as principais causas de afastamento do trabalho. “Dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas como artrite e osteoartrite/artrose, e devem ser investigadas, diagnosticadas e tratadas de forma correta por um reumatologista”, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), Dr. José Eduardo Martinez.

“A conscientização é uma das principais formas de prevenção. O diagnóstico precoce e o início do tratamento correto proporcionam inserção social e qualidade de vida ao paciente”, completa ele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a campanha também quer ampliar o entendimento da população sobre as doenças reumáticas e o que faz um médico reumatologista. O especialista atua em um vasto campo de estudo que inclui enfermidades como artrite reumatoide, fibromialgia, osteoporose, gota, osteoartrite/artrose, espondiloartrites, artrite psoriásica, lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico, febre reumática, vasculite, Doença de Sjögren, Doença de Behçet e esclerose sistêmica. As doenças mais prevalentes são as osteoartrites, principalmente entre idosos, seguidas pela fibromialgia e artrite reumatoide.

Para a presidente da Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul (SRRS), Dra. Penélope Esther Palominos, a mobilização dos profissionais com a campanha levará à população informações confiáveis sobre as doenças reumáticas, com auxílio na identificação dos primeiros sinais das doenças para a busca de atendimento médico especializado e de qualidade e reforçará medidas preventivas para muitas dessas doenças. “Quanto mais cedo for descoberta a doença, maior será a eficácia do tratamento. Sentir dor não é normal, é importante que a pessoa busque atendimento médico para um diagnóstico precoce.”, afirma.

A mobilização integra a campanha nacional da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) com eventos simultâneos em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Curitiba (PR), Maringá (PR), Cascavel (PR), Recife (PE), Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Manaus (AM), Belém (PA), Macapá (AP), Florianópolis (SC), São Luís (MA), Maceió (AL), Araguaína (TO), Campina Grande (PB) e Teresina (PI) e Vitória (ES).

PROGRAMAÇÃO:

09:00 – Médicos e profissionais de saúde orientando a população e distribuição de cartilhas

  • Especialistas da SRRS, profissionais de saúde e associações de pacientes

10h às 10h30 – Movimento é Cuidado: Fisioterapia na prevenção e no tratamento da dor

  • Fisioterapeuta: Bibiane Demos

10h30 às 10h50 – Exercícios Físicos e alongamento

  • Educador físico: Prof. Lucas Denardi Doria

 

SERVIÇO:

Porto Alegre (RGS)

Local: Parque da Redenção (ao lado do Monumento do Expedicionário) / Av. João Pessoa – Farroupilha, Porto Alegre

Horário: das 9h às 11h

Orientações com reumatologistas! Basta comparecer


SBR – Sociedade Brasileira de Reumatologia 

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE