A agricultura familiar desempenha um papel estratégico no Rio Grande do Sul, não apenas pelo volume de estabelecimentos rurais que representa, mas também pelo impacto direto na produção de alimentos. De acordo com o mais recente Censo Agropecuário do IBGE, cerca de 80,5% das propriedades rurais gaúchas são classificadas como familiar, ocupando aproximadamente 25% da área utilizada na agricultura estadual, proporção superior à média nacional, que é de 77%.
Diante dessa relevância, essa importante categoria de produtores terá papel de destaque na Expointer 2025. Durante a 48ª edição da feira, que acontece de 30 de agosto a 7 de setembro, em Esteio/RS, os produtores familiares terão a oportunidade para conhecer de perto tecnologias e equipamentos desenvolvidos para suas reais necessidades e condições. “A Expointer é uma das maiores exposições agropecuárias da América Latina e nos possibilita estar mais próximos dos produtores, entendendo suas demandas”, destaca Astor Kilpp, consultor de marketing e produto da LS Tractor, que estará mais uma vez no evento.
Alinhada com o tema da feira: “Nosso futuro tem raízes fortes”, valorizando o papel do produtor rural, a LS Tractor, empresa sul-coreana com coração brasileiro, vai apresentar no evento tratores com tecnologias exclusivas, com alto padrão de qualidade acessível aos agricultores familiares. Entre os destaques estará o recém lançado, o MT2.27E, um trator de pequeno porte, ideal para esta propriedade familiar.
Equipado com motor LS Diesel de três cilindros e 25 cv, transmissão LS de 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor sincronizado, o modelo oferece uma combinação entre a tecnologia LS Tractor e a necessidade de eficiência operacional em uma pequena propriedade agrícola, pois oferece o mesmo padrão das transmissões utilizadas em tratores de maior porte. “Essa nova tecnologia garante ótimo desempenho, um trator de pequeno porte projetado para o uso intensivo, excelente conforto operacional e um baixo índice de consumo de combustível”, afirma Kilpp.
A Tomada de força (TDP) independente com acionamento eletro-hidráulico, garantem muita agilidade operacional. O sistema hidráulico de três pontos com capacidade de levante de 820 kg, a maior da categoria o MT2.27E se destaca como sendo uma excelente solução para a mecanização de pequenas propriedades, o trator ideal para atividades como horticultura, fruticultura, tarefas diversas e aplicações especializadas, como no aviários e na suinocultura. “Este trator é a porta de entrada na tecnologia para as propriedades que ainda possuem equipamentos mais antigos e que buscam soluções mais eficientes e modernas. É um trator de pequeno porte, porém robusto e ideal para o trabalho intensivo”, reforçou.
Solução para diversas necessidades
Para os produtores que buscam um trator com mais potência, o modelo MT4 70, é o ideal. Este que é o único trator verdadeiramente utilitário, destaca-se pela versatilidade e pela inovação. Também fabricado no Brasil, ele foi projetado para atender às diversas demandas da agricultura nacional facilitando o manejo diário em pequenas, médias e até grandes propriedades, sendo especialmente útil em aquelas atividades que exigem uma grande diversidade de opções de velocidade e também exigem manobras constantes.
De acordo com um especialista da LS Tractor, o modelo MT4.70 combina tecnologia de ponta com baixo consumo de combustível. Isso o torna uma excelente oportunidade para agricultores que buscam um trator eficiente e econômico.
O MT4.70 é equipado com um motor LS Diesel de quatro cilindros e 62 cv, que oferece um torque ideal para seu porte. A transmissão LS conta com 32 marchas à frente e 16 à ré, além de um super redutor integrado “Com um novo sistema hidráulico e capacidade de levante de 1.655 kg, controle remoto com umas das válvulas com vazão variável e ajuste de 0 à 35 l/min. O trator também se destaca pelo seu desempenho e conforto operacional, uma cabine original de fábrica de alto padrão uma excelente performance com eixo dianteiro LS com o menor raio de giro do mercado, é o SUV dos tratores, reforça”.
Boas expectativas de negócios
A 48ª edição da Expointer chega mais fortalecida e mantém sua essência como vitrine de tecnologia, inovação e troca de conhecimento. Além disso, a feira “abre” oficialmente o novo Plano Safra o que gera expectativas positivas de bons negócios este ano. “Esperamos que os recursos do governo incentivem os produtores rurais. Como a Expointer pega o início do Plano Safra, esperamos grandes oportunidades de acesso ao crédito, com condições favoráveis. Para os produtores que vão fazer investimentos este é o melhor momento”, destacou Kilpp.
Entre os números previstos para a edição deste ano pelos organizadores, destacam-se a exposição de cinco mil animais, a participação de mais de 2,5 mil expositores, incluindo 456 agroindústrias familiares (um recorde para o segmento). Também são esperados mais de 120 expositores do setor de máquinas e implementos agrícolas, além de uma programação intensa com 500 atividades e eventos distribuídos ao longo dos nove dias de feira.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br