A 15º edição da Feira Cultural e Literária de Três coroas ocorreu entre os dias 13 e 15 passados, na rede municipal de ensino, numa realização do Sesc, com o apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas, através da Secretaria de Educação e Desporto, alcançando 4.024 alunos.
Com o tema o livro “A bolsa amarela”, da autora Lygia Bojunga, foi trabalhado desde a educação infantil até o 5º ano, resultando em painéis ilustrados, confecção de bolsas, desenhos, produção de textos, entre outros trabalhos que foram expostos nas escolas durante os dias da feira. Enquanto os alunos do 6º ao 9º ano trabalharam com as obras: “No rio que corre ligeiro”, do autor Claudir dos Santos, e “Incríveis aventuras na Cidade Verde feitas por mim e por você”, do autor Gê Mendes, além de poesias selecionadas do poeta e autor Silvio Trein, ambos escritores três-coroenses, que marcaram presença em todas as escolas, trazendo um momento de bate-papo.
Nestes três dias respirando literatura, os estudantes também vivenciaram oficinas de dança, que proporcionaram movimento do corpo e integração entre as turmas, coordenadas pelas dançarinas locais Mônica Branquier e Maiara Amorim. Durante o bate-papo com a ilustradora, Karien Goetter, criadora da arte tema desta edição da feira, as crianças foram agraciadas pela ação ao vivo da artista, pintando uma de suas personagens.
As escolas tiveram autonomia em organizar sua metodologia de trabalho com os estudantes, trazendo personalidades locais para entrevistas, como o caso do diretor de turismo, Cristian Krummenauer, convidado por duas escolas, levando sua experiência com a canoagem, dando sentido a obra lida pelas turmas em sala de aula. As equipes diretivas das escolas puderam rechear a programação também com atividades culturais locais, como: performance teatral, grupo de capoeira, música, contação de histórias, festa à fantasia, oficina de culinária, todas atividades que foram de encontro com a realidade de cada comunidade escolar. Teatro e música somaram nas atividades culturais que fizeram a 15ª edição da feira acontecer!
A Secretária de Educação e Desporto Marines Margaret Fey ao falar do evento, comentou: “agradeço com os olhos e o coração encantado a todos que fizeram parte dessa caminhada e construção, pelo incentivo à cultura, e aos artistas e escritores locais e regionais pelos lindos trabalhos e às famílias que abraçaram e caminharam junto conosco, e principalmente ao brilho nos olhos de nossas crianças.”
Para a agente cultural da Smed, Bruna da Cruz, “a pandemia mostrou uma experiência renovadora e positiva. Reencontro, diversão e aprendizado, essas são as palavras que definem o sentimento durante a 15ª Feira Cultural e Literária.”
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br