Em apenas seis meses mais de 345 visitas já foram realizadas pela Secretaria Municipal de Educação
Desde março deste ano, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) vem estabelecendo um novo atendimento às famílias, prevendo a “busca ativa” de estudantes ao retorno escolar ou mesmo o início letivo de crianças que ainda não se matricularam, e também daquelas que estão em estudo híbrido ou totalmente remoto, mas que por uma ou outra razão não mantém a devolutiva escolar necessária ao seu pleno desenvolvimento.
A assistente social Karla Gonzaga é quem realiza as visitas domiciliares às famílias dos alunos com o intuito de saber como estão e quais são as dificuldades enfrentadas ao realizarem as atividades escolares. Segundo ela, até o final de agosto já haviam sido feitas 345 visitas e somente 20 delas ainda não teriam surtido resposta positiva seguindo os atendimentos.
“O principal objetivo é o resgate de vínculo entre aluno e escola. Quando faço a visita procuro saber como estão, se recebem algum benefício ou atendimento dos serviços oferecidos pela Assistência Social ou pela Saúde, como do Cras, Creas e Caps. Quando não são atendidos os encaminho e se há outras necessidades imediatas como de alimentos ou material escolar, tentamos solucionar”, explica Karla, lembrando que dependendo da dificuldade apresentada há o encaminhamento do aluno para o Ceap – Centro Especializado em Aprendizagem e Pesquisa.
Muitas crianças já retornaram às salas de aula e o retorno das tarefas escolares de alunos em estudo remoto aumentaram. “Sempre tento fazer com que compreendam a importância das devolutivas para a escola, incentivo também o retorno presencial quando possível, explicando que a instituição de ensino está seguindo todos os protocolos recomendados”, salienta.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br