Caravana AMRIGS debate novos protocolos sobre uso de agrotóxicos nos alimentos

Evento promovido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul acontece na cidade de Santo Ângelo

Por estar localizada em uma região com forte produção agrícola, a cidade de Santo Ângelo foi escolhida para receber mais uma edição da Caravana AMRIGS. No dia 25 de junho acontece a palestra “Agrotóxicos e os Riscos à Saúde”. A graduada em Biologia e Direito, e especialista em Saúde Pública, mestre em Saúde Coletiva e especialista em Direito Sanitário, Vanda Garibotti, reforça a importância de retomar o assunto que, no ano passado, já foi colocado em discussão.

– A novidade é que, agora, há uma ideia mais assertiva do volume de agrotóxicos utilizados a partir de um sistema de informações. Iremos abordar, também, novas diretrizes e protocolos clínicos que saíram do ano passado para cá – disse.

A médica Virgínia Dapper, referência no tema, com residência em Medicina Preventiva, especialista em Medicina do Trabalho e em Toxicologia Aplicada, vai detalhar características das novas diretrizes apresentadas pelo Ministério da Saúde no final do ano passado.

– As medidas incluem uma abordagem geral e outra específica para organofosforados e carbamatos (compostos utilizados no controle de parasitas em animais e que podem gerar resíduos nos produtos alimentícios derivados, representando um risco para o consumidor). O glifosato, muito comum no Brasil, também estará na programação – explicou.

O evento é aberto a médicos e profissionais da saúde que tenham interesse no tema. Mais informações podem ser obtidas no telefone (55) 3313 0504 ou (55) 99645 1477. A palestra acontece na Unimed Missões, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 1079, em Santo Ângelo, com início às 19h30min. A iniciativa é da AMRIGS com apoio do Centro Estadual de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul (CEVS) Governo do Estado e Unimed Missões/RS.

Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak

0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM