Carnaval do Rio Grande do Sul: cuidados com maquiagem, glitter e sprays que podem causar lesões nos olhos

  • 3 de fevereiro de 2026
  • Sol FM

Oftalmologista ensina como curtir o carnaval sem prejudicar a visão

Brilho, fantasia e criatividade fazem parte do carnaval, mas o uso de maquiagem com glitter, sprays de espuma, confetes e adereços próximos aos olhos pode trazer riscos à saúde ocular. O alerta é da oftalmologista Dra. Regina Cele da Silveira Seixas, que chama a atenção para o aumento de casos de irritação, alergias e lesões nos olhos durante o período de festas. 

De acordo com a médica, partículas de glitter e maquiagem — principalmente quando não são produtos próprios para uso cosmético — podem atingir a córnea, estrutura sensível responsável pela proteção e pela visão. “É comum o paciente chegar ao consultório com dor, vermelhidão e sensação de areia nos olhos após contato com glitter ou maquiagem inadequada. Em alguns casos, há pequenas lesões que exigem tratamento médico”, explica. 

Outro fator de risco frequente nos blocos de rua são os sprays de espuma e sprays coloridos, que podem provocar ardência intensa e inflamação ao entrarem em contato com os olhos. “Se isso acontecer, o ideal é lavar imediatamente com água corrente ou soro fisiológico. Persistindo os sintomas, é fundamental procurar atendimento oftalmológico”, orienta Dra. Regina Cele. 

Mesmo confetes e adereços aparentemente inofensivos podem causar acidentes, principalmente em locais com grande aglomeração. A oftalmologista ressalta que acessórios rígidos, pontiagudos ou colados próximos aos olhos aumentam o risco de ferimentos em meio a empurrões e movimentos bruscos comuns durante a folia. 

Como curtir o carnaval sem prejudicar a visão e evitar problemas:

- Usar apenas maquiagens oftalmologicamente testadas e indicadas para a região dos olhos; 

- Evitar glitter solto e produtos artesanais ou improvisados; 

- Não aplicar maquiagem na parte interna das pálpebras; 

- Remover a maquiagem com cuidado, sem esfregar os olhos; 

- Procurar um oftalmologista em caso de dor, vermelhidão persistente, visão embaçada ou sensibilidade à luz. 

“O carnaval pode e deve ser aproveitado com segurança. Com cuidados simples, é possível manter o brilho da festa sem colocar a saúde dos olhos em risco”, conclui Dra. Regina Cele. 

 

Sobre Regina Cele

CRM SP 84485 - Médica Especializada em Glaucoma e Catarata. Mestre em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo e Diretora Regional da Sociedade Brasileira de Glaucoma na região Sudeste. Sócia e Diretora da HCLOE Oftalmologia Especializada – www.drareginacele.com.br.


Vera Moreira Comunicação – Assessoria de Imprensa da Dra. Regina Cele | Foto: Divulgação

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE