1° Seminário Entre Elas: Empreendedorismo em Pauta destacou conquistas e barreiras que ainda precisam ser derrubadas
O trecho da canção “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, trouxe inspiração logo na abertura do evento. Interpretada por Mônica Minozzo, professora e convidada do seminário, a música, que transmite a mensagem “Quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida”, deu início ao 1° Seminário Entre Elas. O evento, promovido pela CDL Mulher Sapiranga, reuniu mulheres empreendedorasc. Realizado no auditório da entidade, teve como tema central os desafios e as vitórias do empreendedorismo feminino, em celebração ao Dia do Empreendedorismo Feminino, comemorado mundialmente no dia 19 de novembro.
A coordenadora do Núcleo de Mulheres da CDL Sapiranga, Ana Paula Dorscheid, abriu o seminário com uma reflexão sobre a data.
“Este ano tem sido desafiador para o nosso grupo. Temos nos dedicado a aproximar as mulheres, criando um ambiente colaborativo para podermos crescer juntas. Existem inúmeras oportunidades a serem exploradas, e, para podermos aproveitá-las ao máximo, é fundamental que estejamos unidas em um movimento coletivo”, afirmou.
Ana Paula também destacou que, embora essa data seja comemorada há apenas dez anos, as raízes do empreendedorismo feminino são muito anteriores.
“A história do empreendedorismo feminino começa nas grandes guerras mundiais, quando as mulheres, muitas vezes sozinhas em casa, precisaram assumir papéis que antes eram exclusivos dos homens, que estavam ausentes devido à guerra. Foi nesse período que as mulheres começaram a ocupar espaços e responsabilidades importantes, impulsionando seu envolvimento no empreendedorismo”, acrescentou.
A primeira palestra foi conduzida por Pâmela Ghilardi, criadora de conteúdo digital, que enfatizou a importância de encarar os influenciadores como uma ponte entre o cliente e o empreendedor. Ela também deu dicas sobre como preparar perfis de redes sociais para atrair maior engajamento.
“Não adianta buscar um influenciador se o perfil na internet não estiver adequado. O influenciador é mais do que um simples vendedor; ele conecta o empreendedor ao cliente”, explicou.
Na sequência, Fernanda Alvarez, sócia-fundadora da Vetlog Distribuidora, abordou características essenciais para o sucesso no empreendedorismo feminino.
“Ter um negócio bem-sucedido é olhar para trás e dizer: deu certo. A minha convicção é que ninguém chega lá sozinho. Acredito profundamente na força da comunidade, no apoio mútuo e na equipe que construímos para fazer o negócio crescer, prosperar e permitir delegar. Essa conexão é essencial para o sucesso,” destacou.
Ana Carolina Grings, diretora de produto e inovação na Piccadilly Company, compartilhou sua trajetória inspiradora, tratando de temas como liderança, bem-estar corporativo e as oportunidades disponíveis para mulheres no mercado.
“Construí uma carreira de 31 anos, enfrentando desafios e investindo em muitas ideias. Olhando de fora, pode parecer que tudo sempre deu certo, mas a realidade é que muitas coisas não saíram como planejado. Contudo, não vejo essas situações de forma negativa, pois elas trouxeram aprendizados e crescimento. A maneira como lidamos emocionalmente com esses momentos pode tornar tudo mais leve, e é isso que nos fortalece”, concluiu.
O evento foi encerrado com um animado happy hour, proporcionando aos participantes um momento de integração e troca de experiências.
Sobre a CDL Sapiranga
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br