Evento realizado na sede da entidade em Porto Alegre apresentou percepções internacionais sobre moda, comportamento e inovação
Em um cenário onde o comportamento do consumidor muda rapidamente e a informação circula com velocidade, estar conectado ao que há de mais atual no mundo tornou-se essencial para o comércio. Foi com esse olhar atento às transformações que a Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) promoveu, na noite desta terça-feira (20/05), o Conecta Ajorsul – Tendências MIDO 2025. Realizado na sede da entidade, o evento trouxe um panorama exclusivo sobre as inovações e tendências reveladas na MIDO — a maior feira internacional do setor óptico, realizada anualmente em Milão.
A MIDO (Mostra Internazionale di Ottica, Optometria e Oftalmologia) é referência global no segmento. Com mais de 50 anos de história, a feira reúne anualmente mais de 1.200 expositores distribuídos em sete pavilhões e recebe visitantes de mais de 160 países. A edição de 2025, que teve como tema “Olhar por uma nova perspectiva”, evidenciou o papel da visão — literal e conceitual — na reinvenção de produtos, experiências e comportamentos de consumo.
Durante a palestra, a presidente da Ajorsul, Andrea Rocho Neumann, apresentou uma curadoria exclusiva baseada não apenas nas novidades vistas na feira, mas também em uma observação atenta do cotidiano nas ruas de Milão.
“A moda e o design seguem uma mesma lógica, seja para roupas, calçados, automóveis, móveis, óculos, relógios ou joias. As referências se conectam e impactam todos os segmentos. A partir dessa imersão, conseguimos mapear nove grandes tendências que surgiram da observação do cotidiano italiano e depois se confirmaram dentro da MIDO”, relatou.
O conteúdo compartilhado incluiu temas como comportamento de consumo do italiano, paleta de cores para 2025, pesquisa de mercado em ópticas da Europa, tendências da joalheria e relojoaria suíças, formatos interativos apresentados na feira e as novidades em óculos. O encontro também destacou como esses elementos influenciam diretamente o atendimento em lojas físicas e a comunicação com um consumidor cada vez mais bem informado.
Além de abordar as tendências, Andrea também destacou o propósito do projeto Conecta Ajorsul.
“Estamos trazendo o que há de melhor nas feiras, tanto do Brasil quanto do exterior, para dentro das nossas duas feiras: Ajorsul Business e Ajorsul Fair Mercoóptica. A ideia é trazer esse conteúdo global para os nossos eventos. Precisamos lembrar que com a comunicação global e digital o cliente já chega à loja bem informado. Se não tivermos um diferencial, seremos apenas mais do mesmo”, completou a presidente da Ajorsul.
Mais informações sobre os eventos da Ajorsul estão disponíveis no site oficial da entidade www.ajorsul.com.br.
Sobre a Ajorsul
A Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) atua no fortalecimento e desenvolvimento dos setores que representa. Oferece informação, atualização, aprimoramento tecnológico, parcerias e oportunidades comerciais e mercadológicas, fomento e desenvolvimento dos segmento representados, além de contribuir para o crescimento da economia e da sociedade do Rio Grande do Sul.
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