Conecta Ajorsul compartilha tendências da MIDO 2025 com empresários e profissionais do setor de joias, relógios e óptica

Evento realizado na sede da entidade em Porto Alegre apresentou percepções internacionais sobre moda, comportamento e inovação

Em um cenário onde o comportamento do consumidor muda rapidamente e a informação circula com velocidade, estar conectado ao que há de mais atual no mundo tornou-se essencial para o comércio. Foi com esse olhar atento às transformações que a Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) promoveu, na noite desta terça-feira (20/05), o Conecta Ajorsul – Tendências MIDO 2025. Realizado na sede da entidade, o evento trouxe um panorama exclusivo sobre as inovações e tendências reveladas na MIDO — a maior feira internacional do setor óptico, realizada anualmente em Milão.

A MIDO (Mostra Internazionale di Ottica, Optometria e Oftalmologia) é referência global no segmento. Com mais de 50 anos de história, a feira reúne anualmente mais de 1.200 expositores distribuídos em sete pavilhões e recebe visitantes de mais de 160 países. A edição de 2025, que teve como tema “Olhar por uma nova perspectiva”, evidenciou o papel da visão — literal e conceitual — na reinvenção de produtos, experiências e comportamentos de consumo.

Durante a palestra, a presidente da Ajorsul, Andrea Rocho Neumann, apresentou uma curadoria exclusiva baseada não apenas nas novidades vistas na feira, mas também em uma observação atenta do cotidiano nas ruas de Milão.

A moda e o design seguem uma mesma lógica, seja para roupas, calçados, automóveis, móveis, óculos, relógios ou joias. As referências se conectam e impactam todos os segmentos. A partir dessa imersão, conseguimos mapear nove grandes tendências que surgiram da observação do cotidiano italiano e depois se confirmaram dentro da MIDO”, relatou.

O conteúdo compartilhado incluiu temas como comportamento de consumo do italiano, paleta de cores para 2025, pesquisa de mercado em ópticas da Europa, tendências da joalheria e relojoaria suíças, formatos interativos apresentados na feira e as novidades em óculos. O encontro também destacou como esses elementos influenciam diretamente o atendimento em lojas físicas e a comunicação com um consumidor cada vez mais bem informado.

Além de abordar as tendências, Andrea também destacou o propósito do projeto Conecta Ajorsul.

Estamos trazendo o que há de melhor nas feiras, tanto do Brasil quanto do exterior, para dentro das nossas duas feiras: Ajorsul Business e Ajorsul Fair Mercoóptica. A ideia é trazer esse conteúdo global para os nossos eventos. Precisamos lembrar que com a comunicação global e digital o cliente já chega à loja bem informado. Se não tivermos um diferencial, seremos apenas mais do mesmo”, completou a presidente da Ajorsul.

Mais informações sobre os eventos da Ajorsul estão disponíveis no site oficial da entidade www.ajorsul.com.br.

 

Sobre a Ajorsul

A Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) atua no fortalecimento e desenvolvimento dos setores que representa. Oferece informação, atualização, aprimoramento tecnológico, parcerias e oportunidades comerciais e mercadológicas, fomento e desenvolvimento dos segmento representados, além de contribuir para o crescimento da economia e da sociedade do Rio Grande do Sul.


PlayPress | Ajorsul – Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul | Redação e fotos: Marcelo Matusiak

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE