Cooperativismo viabiliza primeira agroindústria de Morrinhos do Sul

Parceria entre Sicredi, Emater e família produtora gera nova alternativa de renda e emprego no Litoral Norte

Morrinhos do Sul, município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul com pouco mais de 3 mil habitantes, vive um momento histórico. Nesta quarta-feira, 16 de julho, foi inaugurada a primeira agroindústria do município: a MR Doces, empreendimento familiar que simboliza um avanço significativo na valorização da agricultura local, na geração de renda e na abertura de oportunidades para novos negócios.

O empreendimento é resultado da trajetória de quase cinco décadas na agricultura do casal de produtores Mauri Fernandes Martins, 54 anos, e Regina Steffen Evaldt Martins, 55. Membros da Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres (Acert), o primeiro grupo de produção orgânica da região, eles cultivam frutas como banana, goiaba e abóbora em sistema agroecológico há mais de 30 anos. Agora, com o novo negócio, dão um passo além: transformam a produção in natura em doces cremosos, bananadas, goiabadas e passas, entre outros itens com valor agregado.

O investimento na agroindústria só foi possível graças ao apoio técnico da Emater/RS-Ascar e ao crédito rural da Sicredi Caminho das Águas, cooperativa da qual a família é associada há oito anos. “O papel da Sicredi foi fundamental. Com o financiamento e os cursos realizados em Fazenda Souza (Caxias do Sul), tivemos o suporte necessário para qualificar nossa produção e construir esse novo caminho”, afirma Regina. A família investiu em infraestrutura, equipamentos e capacitação, com recursos próprios e financiamento obtido por meio da cooperativa.

A Emater/RS-Ascar teve participação ativa em todas as etapas. Segundo o técnico agrícola Ademir João Santin, o projeto da agroindústria começou a tomar forma em janeiro de 2022, em diálogo com a família. “Nosso foco era agregar valor aos produtos orgânicos e ampliar a renda da propriedade. Após os cursos de boas práticas e processamento de frutas, elaboramos o projeto de crédito encaminhado ao Sicredi e assessoramos todo o processo de regularização junto à Vigilância Sanitária e à Secretaria de Desenvolvimento Rural, dentro do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF)”, explica. A prefeitura de Morrinhos do Sul também contribuiu com os serviços de terraplanagem e aterro, além da liberação da licença ambiental.

A MR Doces envolverá diretamente os filhos, genro e futura nora do casal, consolidando um projeto familiar e comunitário. Os produtos já têm presença em feiras como a Feira do Produtor de Porto Alegre, na Coopet (Três Cachoeiras), em programas de alimentação escolar e em mercados locais e regionais.

Para o presidente da Sicredi Caminho das Águas, Álvaro Link, a inauguração da MR Doces simboliza o impacto real do cooperativismo nas comunidades. “Estamos diante de um projeto que une conhecimento, sustentabilidade, organização familiar e apoio cooperativo. É um exemplo de como o crédito rural, aliado à assistência técnica, pode transformar realidades e fortalecer a economia local”, destaca.

Além de estimular o consumo de alimentos orgânicos e regionais, a iniciativa também incentiva novos empreendimentos, gera emprego e renda e amplia o aproveitamento da produção agrícola, fortalecendo ainda mais a base da economia de Morrinhos do Sul, centrada na agricultura familiar.


Sublinha! Comunicação | Assessoria de imprensa – Sicredi Caminho das Águas 

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE