Debates sobre formação médica e valorização profissional mobilizam lideranças na Convenção Simers

  • 1 de setembro de 2025
  • Sol FM

Com a participação da AMRIGS, encontro destacou a necessidade de união institucional e alertou para os riscos da abertura indiscriminada de escolas de Medicina

A 1ª Edição da Convenção Simers, realizada neste sábado, dia 30 de agosto, no Hotel Laghetto Stilo Higienópolis, em Porto Alegre, reuniu lideranças médicas, parlamentares e representantes institucionais em um momento de integração e fortalecimento da atuação sindical. A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) esteve presente, representada pelo diretor de Normas, Dr. Mauro Sparta. A mesa de abertura oficial contou ainda com o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Dr. Marcelo Matias, e com o senador Hiran Gonçalves.

A programação iniciou com a palestra “A atuação parlamentar em defesa do médico”, conduzida pelo senador Hiran Gonçalves.

“Atualmente contamos com 423 escolas médicas no país e, em 2032, deveremos ter um bilhão de novos médicos formados. O mais grave é que muitos estão se formando sem a devida qualificação, o que coloca a população brasileira em uma situação de absoluta vulnerabilidade. A Medicina virou uma commodity, comparável à soja ou ao petróleo: todos querem abrir faculdades porque é altamente lucrativo. Grandes corporações de educação passaram a atuar nesse setor e, amparadas por decisões judiciais, ampliaram indiscriminadamente a oferta de cursos, fazendo o país sofrer com as consequências dessa política”, declarou.

O diretor da AMRIGS, Dr. Mauro Sparta, destacou a relevância do encontro e a diversidade de pautas discutidas.

“Tivemos a oportunidade de participar de um amplo debate sobre o exercício da Medicina e os desafios enfrentados pela categoria. A atuação nacional do sindicato, as discussões sobre piso salarial e as relações de trabalho entre médicos e pessoas jurídicas foram pontos importantes. Esse encontro é fundamental para fortalecer a união institucional e defender uma Medicina de qualidade, assegurando um futuro melhor para a saúde da população”, afirmou.

A programação, que se estendeu durante a manhã e início da tarde, trouxe ainda debates sobre a força política dos médicos, os desafios enfrentados pelo sindicalismo no país e apresentações sobre os 180 dias da atual gestão do Simers. Também foi apresentada a estrutura da entidade e suas principais áreas de atuação.


Sobre a AMRIGS

A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE