Educação parobeense realizou segundo dia D da Rede Municipal de Ensino

Data marcou a construção do documento orientador municipal para o ano de 2020

Na última sexta-feira (04), o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer se reuniu com os professores das escolas de Ensino Fundamental, na sede da EMEF Idalino Pedro da Silva e com os professores das escolas de Educação Infantil, na sede da EMEF Professora Ana Maria Fay dos Santos, nos períodos das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Na oportunidade, foi abordado o texto introdutório da BNCC, contextualizando suas competências gerais, e construído o documento orientador municipal, com base nas aprendizagens essenciais estabelecidas na BNCC e RCG, que a partir do ano de 2020 serão utilizadas pela Rede Municipal de Ensino.

Durante a construção do documento, também estiveram presentes os professores da Rede Estadual e Privada, visto o DOM ser um plano propositivo para  todo o território do município. A Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Fabricia Bonemberger Machado de Oliveira destaca a importância desta construção, para os próximos anos. “A ideia é que se possam construir habilidades e competências, para desenvolvermos em nossos alunos a partir do ano que vem, numa perspectiva de protagonismo dos mesmos e mediação da aprendizagem por parte dos docentes”, disse. De manhã, os professores se organizaram em anos iniciais, e finais os quais se reuniram em grupos divididos por áreas de conhecimento.

Na Educação Infantil, que se reuniu na EMEF Ana Maria Fay dos Santos, na parte da manhã os educadores se reuniram de acordo com as turmas menores para as maiores, na qual foram debatidos todos os campos de experiência das faixas etárias. À tarde, os professores  das diferentes faixas etárias debateram juntos os campos de experiência que são: corpo, gesto e movimento, traços som e cor, escuta, fala e pensamento imaginação, espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. Isso tudo se encontra no material da BNCC.

A partir desse material, será feita a redação do documento orientador municipal – DOM, que posteriormente irá para o Conselho Municipal de Educação, órgão normatizador do sistema municipal de ensino, para sua aprovação.


Assessoria de Imprensa | Secretaria de Comunicação 

0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM