Professor é fundador da Escola da Ponte, tida como referência mundial em inovação
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Taquara realiza na quinta e sexta-feira da próxima semana (dias 10 e 11 de fevereiro), na Faccat, a abertura do ano letivo de 2022. O evento, voltado aos profissionais da educação de Taquara, terá a participação especial do educador português José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, uma escola pública de Educação Básica de Portugal que é conhecida mundialmente por ser uma das primeiras unidades de ensino inovadoras.
O encontro marca o início das atividades de formação continuada para os professores da Rede Municipal com o tema “Fios que Conectam: Identidade e Pertencimento”. Sobre a participação de José Pacheco na abertura do ano letivo municipal, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Carla Silveira, explica que ele fará dois momentos de formação com os professores, no primeiro dia do evento. “No turno da manhã, será uma palestra voltada para todos os professores de Ensino Fundamental, Médio e EJA, enquanto no turno da tarde, voltado aos profissionais dos Anos Finais, Projeto Gama e Ensino Médio. Em ambos os momentos, ele trabalhará sobre a mudança de paradigmas para um novo jeito de fazer a escola, e destacará suas experiências na Escola da Ponte”, esclarece.
Importância de Pacheco para a educação
Carla lembra que a Escola da Ponte, idealizada por Pacheco, era uma unidade de ensino que sofria com episódios de violência e falta de interesse dos alunos, até o próprio educador revolucionar a escola, aproximando a comunidade e reformulando a estrutura pedagógica com o fomento à autonomia e protagonismo dos alunos. “Com isso, mudanças tão significativas passaram a ser vistas que, tanto a escola quanto o professor Pacheco ficaram mundialmente conhecidos, tornando-se referência em educação inovadora”, aborda.
Além de seu trabalho com a Escola da Ponte, José Pacheco também atuou com melhorias para a educação do Brasil. Já trabalhou no Ministério da Educação, e neste período integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica, participando de projetos que mobilizaram vários educadores para fazer com que a educação fosse mais transformadora e democrática. “A contribuição de José Pacheco para a melhoria das nossas escolas é imensa. E é com enorme alegria que o receberemos para este evento de formação continuada com os professores de nosso Município. Espero que todos aproveitem com as suas contribuições, e que juntos possamos transformar a Rede Pública de Ensino daqui de Taquara”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.
Demais atrações
Além da presença de José Pacheco, o encontro terá outras participações. No dia 10, a professora Patricia Camini abordará o tema “Alfabetização: perspectivas didático-pedagógicas em defesa da escola para todos”.
No dia 11, a programação continua com participação da docente Samantha Dias Lima, que falará sobre “Pedagogias da Infância: A vez e voz da criança e o olhar e a escuta sensível do adulto”. Já professora doutora em Psicologia Gabriela Dal Forno Martins trará no encontro o tema “Princípios fundamentais do desenvolvimento na primeira infância: inspirações na abordagem Pikler”. E a professora Angélica da Silva Paulo fará uma palestra sobre a “Escrita na Educação Infantil: o que as crianças têm a nos dizer sobre isso?”.
Revista Conversa de Professor
Também no evento de abertura do ano letivo de 2022 em Taquara, haverá o lançamento da revista Conversa de Professor. A publicação, que está em sua primeira edição, destaca os trabalhos realizados por escolas municipais, estaduais e particulares de Taquara em 2021. “Nela, além dos relatos de professores das unidades de ensino da nossa cidade, também abordamos os diversos projetos que a Smece realizou ao longo do ano passado, que contribuíram para o desenvolvimento dos nossos alunos”, completa a secretária.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br