Em caso que ganhou destaque na mídia, paciente tem exame que revela possível resíduo de ácido hialurônico quatro anos após o procedimento

  • 27 de janeiro de 2023
  • Sol FM

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS orienta que pacientes tenham sempre cuidado na hora de buscar tratamento estético

Os procedimentos com ácido hialurônico injetável estão consagrados na busca pela beleza e como forma de amenizar traços do envelhecimento. Porém, para que tenha o resultado desejado, é indispensável que seja feito por um médico habilitado, com conhecimento anatômico amplo, na quantidade certa e usando métodos cientificamente consagrados. Além disso, é fundamental que seja um profissional capacitado para atender possíveis complicações que possam ocorrer pelo procedimento.

Um caso recente ganhou notoriedade nas notícias internacionais: uma mulher britânica, de 59 anos, descobriu ter 35 ml da substância em seu rosto durante um exame de ressonância magnética, sendo que ela não realizava preenchimento com ácido hialurônico há cerca de quatro anos. O esperado seria que o produto tivesse sido reabsorvido espontaneamente num período de 6-24 meses após a aplicação.

“Não é possível afirmar com segurança que aquelas marcas são de ácido hialurônico. Há um corpo estranhoe, pelo histórico, pode se supor que seja sim, mas não há certeza. O que nos chamou a atenção e que serviu de alerta neste caso foi a injeção de grande quantidades. O que se indica não costuma passar de 5 ml e neste caso havia 35 ml. face não é uma parte do corpo que pode receber uma quantia assim tão grande de ácido hialurônico. Chamamos a atenção que, quantidades muito grandes de qualquer material injetado na face, pode ter, a longo prazo, um desfecho imprevisível. Por isso é absolutamente desaconselhável, sendo mais indicado, para rejuvenescimento e embelezamento, uma associação de tratamentos como bioestimuladores, laser, ultrassom microfocado, e outras tecnologias. Assim, evita-se a injeção tão grande de preenchedores, explica a dermatologista e presidente da SBD-RS, Rosemarie Mazzuco.

O ácido hialurônico injetado é um produto em forma de gel indicado para preenchimento em locais específicos como lábios, bigode chinês e olheiras. Além disso, pode ser um excelente produto para sustentação do terço médio da face e delimitar melhor o terço inferior como queixo e ângulo de mandíbula, sempre com cautela e com tratamentos seriados.

Segurança nos procedimentos

Este produto vem sendo usado há mais de vinte anos e é considerado extremamente seguro. Se injetado de maneira correta, com técnica adequada e quantidade certa, o nível de segurança é alto.

“O ácido hialurônico é considerado o padrão ouro em muitas áreas da dermatologia estética, conta com várias apresentações e diferentes características. Alguns são mais leves e outros conseguem dar mais volume e sustentar. O dermatologista avalia de acordo com a necessidade dos pacientes, sendo um material considerado bastante seguro. Recomendamos sempre optar por médicos qualificados com experiência no procedimento e que usem materiais de boa procedência. É preciso cuidado com aqueles anúncios em redes sociais que oferecem um procedimento milagroso”, finaliza a médica.


PlayPress | SBD-RS Sociedade Brasileira de Dermatologia RS | Redação e coordenação: Marcelo Matusiak | Foto: Freepik

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE