O governo do Estado deu início, na noite desta segunda-feira, à 4ª Semana Estadual do Migrante. O evento aconteceu no Memorial do Legislativo e as ações são promovidas pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), através do Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas do Rio Grande do Sul (Comirat/RS). Este ano o tema é O Migrante como Sujeito de Direitos.
Para a Diretora do Departamento de Justiça e Política Sobre Drogas da SJCDH, Viviane Viegas, o diálogo proporcionou a efetivação da semana deste ano. “A pauta migratória é questão prioritária na nossa secretaria. Estamos construindo políticas públicas integradas com diversos atores da rede e da sociedade civil. Essa semana é o resultado do trabalho de muitas pessoas. Temos que pensar sempre no migrante como um sujeito de direitos, pois isso tem a ver com a dignidade humana”, frisou.
Na mesa de abertura, a colombiana Alejandra Gomez, contou sua experiência como migrante no Rio Grande do Sul e como as políticas públicas que envolvem o aprendizado do idioma são importantes. “Quando não sabemos nos comunicar, não sabemos falar sobre nossas necessidades. Aprender a língua é o mais importante. Temos que fortalecer isso nas escolas e aumentar as capacitações. Precisamos cada vez mais de uma política que assegure isso”, afirmou.
A secretária adjunta da SJCDH, Caroline Moreira, destacou as iniciativas do Estado e saudou a importância do evento: “Temos como finalidade incentivar a criação de políticas públicas de proteção aos migrantes. Tenho certeza que essa semana será muito propositiva para a pauta”, disse. Caroline também parabenizou o Comirat e o trabalho que é feito para promover e garantir o respeito aos direitos dos migrantes que se encontram no Estado.
Após a mesa de abertura, houve um seminário sobre o tema com docentes da Universidade de Passo Fundo e representantes da assistência social e de organizações da sociedade civil ligadas à pauta. A programação segue durante toda a semana com seminários virtuais e com a apresentação da Política Pública Estadual para Atendimento a Migrantes e Refugiados.
Por todo Rio Grande do Sul, as agências FGTAS/Sine farão, na sexta-feira (23/6) o Dia de Atendimento Preferencial ao Migrante. Na oportunidade, haverá encaminhamento para vagas de emprego, orientações para serviços públicos, instruções sobre seguro-desemprego e sobre carteira de trabalho digital.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br