Nesta quarta, comitiva estadual está na Holanda, para visitar plantas de geração eólica
Uma imersão na área de energias renováveis, com destaque para a eficiência e o compromisso com o meio ambiente. Foi assim o segundo dia da comitiva do governo do Estado no maior evento industrial do mundo, a feira de Hannover, na Alemanha, que coloca em evidência as principais tendências do setor.
Na terça-feira (31/5), os secretários de Estado tiveram a oportunidade de conhecer algumas das principais tecnologias criadas para suprir a alta necessidade de energia no planeta, com uso de energias renováveis e de sistemas inteligentes e hiperconectados. Foram visitados os estandes da Siemens, maior conglomerado industrial alemão, Phoenix Contact, Schneider Eletric, Janitza, Salzgitter AG e Alfa Laval.
Para a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, o destaque para a demanda por soluções sustentáveis em Hannover sinaliza a virada para a descarbonização da economia do planeta. “É muito importante verificar que essa feira, que se iniciou em 1947, com o objetivo de mostrar ao mundo o quanto a Alemanha estava preparada para a industrialização, agora, em 2022, mostra o quanto o evento está conectado com as questões ambientais, essencialmente com a transição energética a redução das emissões de carbono”, afirmou.
Outro destaque do dia foi a visita ao estande da Novus, única indústria gaúcha que participa desta edição da feira. Com sede em Canoas, a empresa do ramo da automação tem cerca de 50% da produção exportada para outros países. “Queremos que a Novus seja exemplo para todas as empresas gaúchas. E nós, como governo do Estado, temos o compromisso de seguir auxiliando, seja com desburocratização ou com ações e programas que colaborem para o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul”, ressalta o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, que também integra a comitiva.
Acompanhados do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, os integrantes da missão também tiveram a oportunidade de se reunir com os representantes da Deutsche Messe, entidade que organiza o evento. Além de apresentar a agenda de transformação pela qual passa o Estado, Artur Lemos ressaltou a importância de parcerias entre os setores público e privado para potencializar a participação de empresas gaúchas na feira de Hannover.
Nesta quarta-feira (1º/6), os secretários estarão na Holanda, onde haverá visitação a plantas de geração eólica, além de produção de hidrogênio verde, alternativa analisada pelo Estado em conjunto com empresas do setor privado. A missão na Europa é uma parceria entre o governo do RS e a Fiergs.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br