Temas foram abordados durante a 11ª Jornada de Ecocardiografia do DEPECO da SOCERGS e 4a Jornada Internacional
A 11ª Jornada de Ecocardiografia da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS), realizada no Hotel Deville Prime em Porto Alegre, reuniu cardiologistas, ecocardiografistas e outros profissionais da saúde para uma imersão nas mais recentes abordagens e tecnologias no diagnóstico cardíaco por imagem. Organizado pelo Departamento de Ecocardiografia (DEPECO) da SOCERGS, o evento ofereceu, ao longo do sábado (16/08), uma programação repleta de discussões sobre temas essenciais e avanços significativos para a prática clínica na cardiologia. O coordenador da Jornada, Dr. Luiz Henrique Soares Nicoloso, ressaltou a relevância do encontro:
“É extremamente gratificante, depois de todo o trabalho na organização desta Jornada, ver o engajamento dos colegas e o apoio que recebemos. Tivemos a presença do Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC, representado pelo Dr. Alex Félix, além da contribuição internacional da Dra. Maria Celeste Carrero, de Buenos Aires, que compartilharam conosco sua experiência. Reunimos cerca de 90 ecocardiografistas, reforçando a importância desse espaço de atualização e troca de conhecimento”, afirmou.
Ao longo do dia a jornada abordou temas como a função diastólica em neonatos, lactentes e crianças, um assunto de grande importância para a pediatria cardíaca. Outra pauta relevante foi a avaliação ecocardiográfica no pós-operatório tardio de cirurgias cardíacas complexas, como a cirurgia de Jatene. O diagnóstico e acompanhamento da constrição ductal, condição de significativa relevância na cardiologia fetal, assunto de grande importância na cardiologia pediátrica, também foi discutido, com insights sobre o manejo adequado e os avanços na abordagem clínica. A dilatação aórtica e suas implicações foram outro ponto crucial da programação.
Durante a tarde, o evento se aprofundou em temas como a avaliação da valvulopatia mitral, a aplicação do ecocardiograma em pacientes críticos, riscos da cardiotoxicidade associada ao uso de esteroides anabolizantes e os avanços em dispositivos inovadores, scomo a válvula tricúspide e o implante de tri clip.
O representante do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DIC-SBC), Dr. Alex Felix, destacou a qualidade científica.
“Tivemos apresentações de altíssimo nível, com ecocardiografistas do Rio Grande do Sul e de toda a região Sul do Brasil, além da participação de convidados internacionais. A troca de experiências foi realmente enriquecedora, com discussões sobre temas atuais, inovações e perspectivas importantes para a área da ecocardiografia. Foi uma grande satisfação poder participar deste encontro”, disse.
Por fim, também foram abordados os avanços no diagnóstico da hipertensão pulmonar, refletindo sobre os desafios que essa condição representa para os clínicos, além de discutir o futuro da cardiologia com base nas inovações tecnológicas que têm transformado o campo da ecocardiografia.
O evento foi uma realização do Departamento de Ecocardiografia (DEPECO) da SOCERGS, com apoio do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DIC-SBC) e da Unimed Porto Alegre.
Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS)
A SOCERGS é uma entidade dedicada à promoção da prevenção de doenças cardíacas, visando aprimorar a qualidade de vida dos gaúchos. Seu compromisso é conscientizar o público sobre a importância do cuidado com a saúde do coração. Destaca-se por sua transparência e clareza em todas as suas atividades com participação ativa de seus sócios e líderes, que contribuem para seu contínuo aprimoramento e evolução ao longo das gestões.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br