Estação de monitoramento da qualidade do ar começa a operar na AMRIGS

Iniciativa vai ampliar a análise de poluentes em áreas de grande circulação em Porto Alegre

A estação de monitoramento da qualidade do ar instalada na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) já está em operação. A ação, que faz parte de um novo sistema de monitoramento conduzido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus), tem o objetivo de ampliar a análise de poluentes na cidade. Localizada no bairro Partenon, a estação da AMRIGS é uma das seis previstas para o sistema, sendo uma móvel e as outras fixas, situadas em pontos de alta circulação de veículos. O monitoramento inclui a medição de poluentes como dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3) e partículas finas (PM2,5 e PM10).

“O envolvimento da AMRIGS neste projeto reforça nosso compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar da população. A qualidade do ar afeta diretamente a saúde respiratória, cardiovascular e geral, e acreditamos que dados confiáveis são essenciais para a criação de ações preventivas e medidas governamentais mais eficazes”, afirmou o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

Com o propósito de gerar dados que subsidiem a formulação de políticas públicas, a ação conta com um investimento de R$ 3 milhões, viabilizado pelo Fundo Municipal Pró-Defesa do Meio Ambiente, por meio do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática.

A estação fixada na AMRIGS contribuirá com dados para o sistema, que incluirá também pontos de monitoramento no Centro Histórico, na Unidade de Saúde São Carlos, na UPA Moacyr Scliar e no Hospital da Restinga e Extremo-Sul. A unidade móvel ficará sediada na Smamus, no bairro Três Figueiras, com o objetivo de realizar medições em outras regiões da cidade.

As informações podem ser conferidas através da plataforma pública: https://qualidadedoarpoa.com/index.html

 

Sobre a AMRIGS

A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE