Disponibilizada pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado, consulta ficará por três meses na plataforma
Os usuários do Portal da Transparência do governo do Estado estão convidados a participar de uma pesquisa de satisfação. Disponibilizado pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), o questionário Qualidade dos serviços públicos digitais busca avaliar a percepção dos usuários quanto à qualidade do sistema, da operação e das informações na utilização da ferramenta, contribuindo para a melhoria dos serviços do Executivo gaúcho.
A pesquisa, que conta com nove questões, ficará disponível por três meses por meio deste link. Um banner para acessá-la também pode ser encontrado dentro de cada painel da plataforma. A previsão é de que, em novembro, esteja pronta a avaliação dos resultados. O Portal da Transparência foi acessado por 458 mil usuários em 2024, somando 2,3 milhões de visualizações de conteúdo. O aprimoramento das ferramentas de transparência é um dos objetivos do mapa estratégico do governo do Estado, da Secretaria da Fazenda e da Cage.
“A pesquisa de satisfação é mais uma iniciativa do Projeto Transparência Cidadã da Cage, pelo qual buscamos desenvolver um Portal da Transparência mais acessível, de fácil utilização e próximo aos temas de interesse da sociedade. Adaptamos o modelo de pesquisa para um serviço público digital de fornecimento de dados. Dessa forma, o resultado e os comentários nos ajudarão a identificar os aspectos mais fortes e os pontos que precisam de melhorias, além de promover uma gestão mais participativa”, afirmou o auditor do Estado responsável pelo portal, Thiago Caporali.
Parceria com a UFSM
Desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a iniciativa começou a ser elaborada após a participação de pesquisadores da universidade em um edital de 2024 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), que incentivou a apresentação de propostas para o Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada em Finanças Públicas do Rio Grande do Sul, em parceria com o Tesouro do Estado.
O projeto dos pesquisadores da UFSM prevê o desenvolvimento de um modelo de análise da qualidade dos serviços públicos digitais gaúchos a partir de três critérios: a qualidade do sistema (acessibilidade, navegação, facilidade de localização e uso, entre outros), a qualidade da informação apresentada (transparência e conteúdo) e a qualidade da operação (interatividade, eficiência, confiabilidade, entre outras variáveis).
“A construção de um modelo para avaliação da qualidade do serviço público digital é uma tarefa desafiadora. O apoio da Cage e dos órgãos de fomento tem sido fundamental. Esperamos, ao final do processo, apresentar uma ferramenta útil tanto para o Portal da Transparência quanto para outros serviços digitais do Estado”, revelou a professora Kelmara Mendes Vieira, dos programas de pós-graduação em Administração Pública e de Gestão em Organizações Públicas da UFSM.
“Modelos que permitem a avaliação do serviço público diretamente pelos usuários, além de serem um estímulo à participação social, são instrumentos excelentes de avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos órgãos públicos”, complementou.
Esta é a segunda etapa do projeto. A primeira foi destinada à revisão da literatura, construção dos modelos iniciais e validação qualitativa. A segunda, em andamento, é de desenvolvimento e implantação da ferramenta, com coleta de dados dos usuários. A terceira, em novembro, será a etapa de análise dos dados, ajustes e apresentação do modelo final.
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