Indicador que faz parte da Sondagem Industrial avançou 1,1 ponto percentual, ficando acima da média histórica
O índice de intenção de investir dos industriais gaúchos encerrou o ano em alta, com avanço de 1,1 ponto em dezembro, atingindo 56,6 pontos, acima da média histórica (54,9). No mês, mais de 60% das empresas ouvidas na pesquisa Sondagem Industrial, do Sistema FIERGS, afirmaram ter planos de realizar investimentos no primeiro semestre de 2026. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (8).
O levantamento também mostra que o índice de produção industrial do Rio Grande do Sul alcançou 43,6 pontos em novembro do ano passado, o segundo pior resultado para o mês desde o início da série histórica, em 2010, e 6,5 pontos abaixo da média histórica. O desempenho negativo foi pressionado, principalmente, pelo excesso de estoques de produtos finais.
Já o índice de estoques em relação ao planejado subiu de 52 para 53,7 pontos em novembro, sinalizando um volume de produtos finais ainda mais acima do nível considerado adequado pelas empresas.
O nível de emprego industrial registrou a sexta queda consecutiva, alcançando 47,3 pontos em novembro. No mesmo período, a indústria gaúcha operou com 69% de sua capacidade instalada, recuo de um ponto percentual em relação a outubro. O índice de evolução dos estoques ficou em 50,6 pontos, indicando leve aumento frente ao mês anterior e mantendo-se acima da marca de 50 pontos pelo oitavo mês consecutivo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 10 de dezembro, com a participação de 139 empresas, sendo 34 de pequeno porte, 49 médias e 56 grandes.
Sistema FIERGS | Comunicação - Gerência de Comunicação Institucional