Iniciativas da Sala Verde da Educredi impactam mais de 5,5 mil pessoas em 2024

  • 15 de janeiro de 2025
  • Sol FM

Projeto da cooperativa em parceria com a Apoena Socioambiental levou educação ambiental para escolas no Rio Grande do Sul

A Cooperativa Educredi, por meio da Sala Verde Padre Amstad, encerrou 2024 com resultados expressivos em suas ações de educação ambiental, beneficiando diretamente mais de 5,5 mil pessoas em escolas, eventos e formações realizadas na Região Metropolitana de Porto Alegre e em outras cidades do Rio Grande do Sul. O projeto, iniciado em 2018 em parceria com a Apoena Socioambiental, teve destaque ao promover a formação “Por uma Educação Lixo Zero” em dez escolas, abordando temas como gestão de resíduos, consumo consciente e sustentabilidade.

Cada escola recebeu kits contendo coletores, balanças e materiais didáticos para implementar práticas sustentáveis. A conclusão final é que essas ações fortalecem o compromisso da Sala Verde com a educação ambiental e proporcionam ferramentas práticas para que as escolas adotem um estilo de vida mais sustentável.

O diretor-presidente da Educredi, Elson Sena, salienta que dentro da perspectiva do ano de 2024, a gestão ambiental da Cooperativa Educredi foi desenvolvida em conformidade com o que ocorreu ao longo do ano. “Conseguimos realizar as atividades de gestão ambiental por meio das ações de educação ambiental. Dentro do esperado e do planejado, conseguimos executar as atividades em parceria com a Apoena, levando educação ambiental às escolas, além de organizarmos nosso seminário, onde abordamos a questão das mudanças climáticas e, de modo geral, cumprimos as metas propostas”, observa.

A sócia da Apoena Socioambiental, Daiana Schwengber, reforça que o ano foi bastante desafiador. “Muitas das escolas que receberam a formação da Educredi foram afetadas pela enchente. Então, até a atividade formativa teve outro grau de importância. A impressão que tivemos em 2024 é que elas, as escolas, queriam ouvir sobre esse tema. Assim, a partir das percepções dos professores e desse desejo de aplicar sustentabilidade e ter outro cuidado com o planeta, originado pelo que vivemos, surgiu o jogo Maratona pelo Clima“, destaca.

Ela frisa ainda que, por isso, se trouxe essa temática das mudanças climáticas como uma forma de trabalhar em sala de aula, de um jeito divertido, mas que permitisse abordar esse assunto de maneira efetiva. “Para 2025, vamos incluir esse tema nas formações da Educredi, apresentando esse jogo como uma atividade para falar mais sobre o assunto e também discutir como agir, como colocar em prática cuidados com o ambiente para que diminuamos nossa pegada de carbono. Enfim, pensar no que é possível fazer para minimizar essa situação”, complementa Daiana.

Outro marco foi o VI Seminário de Educação Ambiental Sala Verde Padre Amstad, realizado de forma virtual nos dias 10 e 11 de setembro, com mais de 300 visualizações e participantes de quatro Estados. O tema central, “Mudanças Climáticas: Educação e o Impacto nos Biomas Gaúchos”, trouxe especialistas de diversas áreas para discutir desafios ambientais e soluções locais.

A Educredi também participou de eventos como a Feira do Livro de Porto Alegre, onde promoveu o lançamento de livros e a distribuição de mudas de plantas, além de alimentos produzidos por alunos da Escola Técnica Agrícola de Viamão. Também levou à Escola Alfredo Antônio Amorim, em Nova Santa Rita (RS), os jogos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que fazem parte dos jogos da Sala Verde, para reforçar o compromisso com o planeta.


AgroEffective | Assessoria de Comunicação da Cooperativa Educredi | Foto: Apoena Socioambiental/Divulgação | Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE