Evento promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS debateu os novos Protocolo Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT)
O tema foi apresentado pela médica voluntária do Ambulatório de Psoríase da Santa Casa de São Paulo e doutora em Ciências pela FMUSP, Juliana Nakano, em um evento online voltado à associados da SBD-RS. A atividade foi realizada na noite de terça-feira (09/08).
A médica dermatologista e diretora da SBD-RS, Juliana Boza, fez a abertura do encontro, destacando a importância das novas medicações muito eficazes para os pacientes.
As mudanças foram trazidas através da Portaria Conjunta No 10 de setembro de 2019. O Protocolo, traz o conceito geral da psoríase, critérios de diagnóstico, critérios de inclusão e de exclusão, tratamento e mecanismos de regulação, controle e avaliação, disponível no site http://portalms.saude.gov.br/protocolos-e-diretrizes , é de caráter nacional e deve ser utilizado pelas Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na regulação do acesso assistencial, autorização, registro e ressarcimento dos procedimentos correspondentes.
O que mudou, de acordo com a médica palestrante Juliana Nakano, foram critérios que enquadram a Psoríase Moderada a grave. A medida atendeu a uma reivindicação antiga da classe médica e dos pacientes.
“O que foi atualizado em Outubro de 2021, foi a definição do que é Psoríase Moderada Grave.O acometimento de áreas especiais é que está diferente. Isso tem um impacto na qualidade de vida dos pacientes com acometimento dessas regiões. As vezes é uma área pequena, mas com alto impacto na qualidade de vida, o que configura a doença como moderada grave”, explica.
A segunda parte da palestra foi voltada à atualização em doenças imunomediadas.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br