Curso para o primeiro emprego do Instituto PROA já tem mil aprovados na primeira turma do RS. Depois da formação, estudantes são encaminhados para vagas de trabalho. Iniciativa conta com apoio das secretarias estaduais de Trabalho, Emprego e Renda e de Educação.
Depois do sucesso da primeira edição, com mais de mil jovens inscritos e aprovados, o Instituto PROA abre vagas para a segunda turma de capacitação online gratuita para o trabalho no Rio Grande do Sul. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social; da Secretaria Estadual da Educação; do Instituto Cyrela; e da Fundação Casas Bahia. A capacitação é voltada para jovens de 17 a 22 anos, que concluíram ou estão cursando o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas. As inscrições podem ser feitas de 2 de maio a 26 de julho no site: https://www.proa.org.br/. O curso tem duração de três meses e as aulas iniciam no dia 1º de agosto.
“Desde o primeiro momento, nossa história no Sul foi marcada por otimismo. Estávamos esperançosos em levar essa oportunidade para os jovens e agora, animados para poder conectá-los ao mercado de trabalho. Na primeira turma, no início do ano, mais de 1.700 jovens no Rio Grande do Sul e Santa Catarina decidiram se tornar protagonistas de suas próprias histórias com o PROA, e permanecemos confiantes de que esses números são apenas o começo de uma grande história de transformação na vida desses jovens”, acredita Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.
O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hamilton Sossmier ressalta que “a parceria com o instituto PROA, tem sido um presente para o futuro de muitos jovens, gerando novas oportunidades de capacitação e abrindo novas portas de trabalho, conhecimento e renda, facilitando o acesso ao primeiro emprego”.
Já diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, destaca que a as capacitações do instituto Proa são fundamentais para os jovens que buscam a qualificação necessária para o primeiro emprego e sua inserção no mercado de trabalho.
Durante três meses, os aprovados passarão por uma formação básica gratuita, que inclui aulas de Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Depois, os estudantes podem optar por seis trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design.
Um dos participantes da primeira turma, Mateus Viçosa de Lima, de 19 anos, sonha em ser psicólogo e encontrou no curso do PROA a motivação que faltava. Depois de concluir o Ensino Médio no Colégio Estadual Paraná, no bairro Cristal, em Porto Alegre, ele chegou a trabalhar em uma oficina de bicicletas com o padrasto. “O PROA chegou no momento certo. Era um período em que eu estava perdido. Agora já dá para ver um aumento da autoestima, da proatividade e do ânimo”, revela.
Primeiro emprego
O PROA pode ser um apoio decisivo na conquista do primeiro emprego. Os dados mais recentes, divulgados pelo IBGE, indicam que 22,8% dos jovens com 18 a 24 anos estavam desempregados no final de 2021. Falta qualificação e domínio de conceitos básicos que são ensinados no curso.
É a perspectiva de capacitar esses jovens e prepará-los para o mercado de trabalho que motivou a criação do PROA em 2007, em São Paulo, por um grupo de empresários. Até agora, já passaram pelo projeto mais de 9.500 jovens, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e 9 em cada 10 conquistaram vagas de emprego após o curso.
O apoio das empresas é fundamental nessa empreitada. No Rio Grande do Sul, o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia viabilizam o projeto de forma gratuita para os estudantes e também para as empresas, que aderem depois, oferecendo vagas aos alunos formados pelo PROA.
“Somos parceiros do Instituto PROA há alguns anos em São Paulo, e tínhamos muita vontade de levar essa oportunidade para os jovens de Porto Alegre e do Rio de Janeiro, onde também atuamos. Acreditamos que essa parceria tem potencial para transformar a vida de centenas de famílias e estamos muito felizes por fazer parte dessa transformação”, afirma Débora Costa Galvão, gerente de Responsabilidade Social do Instituto Cyrela.
“Nosso objetivo com essa parceria é dar ao jovem do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ferramentas para que ele consiga acessar oportunidades no mercado de trabalho. Essa iniciativa está dentro do pilar ’Protagonismo Jovem’ da Fundação, no qual apoiamos projetos dedicados à promoção do desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens”, informa Natália Menezes, gerente da Fundação Casas Bahia.
Instituto PROA
O Instituto PROA foi fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras.
O PROA fornece formações gratuitas para maximizar a chance desse público construir um futuro melhor em todo o país e tem o desejo de concretizar o seu objetivo de capacitar mais de 300 mil jovens nos próximos anos.
Informações e inscrições estão disponíveis no site: https://www.proa.org.br/.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br