Um livro, 11 olhares sobre o saber científico. Olhares esses de jovens “cientistas” que se aventuraram no mundo da pesquisa em 2019 e que hoje colhem os frutos das sementes plantadas lá atrás. A obra “Todas as Cores do Saber”, que será lançada no dia 6 de maio, a partir das 20 horas, no Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), foi elaborada a partir dos desenhos destaques do projeto de ilustração que definiu a mascote da Mostra de Iniciação Científica dos anos iniciais do Ensino Fundamental, daquela edição: o concurso Pequeno Pesquisador. A personagem principal do livro, que tem 20 páginas, é a Íris, que na ocasião foi a ilustração vencedora. A realização é da Faccat, por meio do Mestrado de Desenvolvimento Regional, e conta com apoio da UniCred Região dos Vales.
Devido à pandemia, uma pausa no desfecho final foi feita, mas 2022 chegou trazendo a novidade da publicação impressa do livro, que teve a organização do vice-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Roberto Tadeu Ramos Morais, e como autoras as docentes da Faccat Luciane Maria Raupp e Patrícia Fernanda Carmem Kebach. Elas criaram a história a partir das ilustrações feitas pelos estudantes.
A professora Patrícia Kebach conta que a obra tem como objetivo servir de material didático para as crianças aprenderem mais sobre como realizar uma pesquisa científica e o porquê de sua relevância. “Através da história pensada para o público infantil, os professores poderão introduzir o assunto e despertar a curiosidade das crianças em relação às atividades de Iniciação Científica”, revela. Para ela, o incentivo à pesquisa científica deve começar precocemente e o livro é uma forma de instigar nos estudantes o gosto pelas descobertas, além de promover um elo significativo nos processos de ensino e aprendizagem.
Para a professora Beibi Daiana Lamb, de Igrejinha, que em 2019 lecionava as disciplinas de Artes e Ciências, o concurso Pequeno Pesquisador foi muito incentivador para que os estudantes participassem da iniciativa. “ Como educadora da área das ciências e das humanas considero de extrema importância o desenvolvimento de pesquisas em todos os espaços de educação, desde a Educação Infantil e o livro organizado pela Faccat, com uma história que incluiu os personagens criados no concurso Pequeno Pesquisador do ano de 2019, tem muito a contribuir com a iniciação científica, especialmente por ser de forma lúdica e fácil compreensão, despertando a curiosidade e o querer saber em nossos educandos”, destaca.
O tripé da Educação
O vice-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Roberto de Morais, lembra que o Ensino, Pesquisa e Extensão são considerados o tripé da Educação e com isso o Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGDR/FACCAT) procurou romper paradigmas, aproximando a iniciação científica da educação básica, desde Educação Infantil ao Ensino Médio. “Procuramos estimular os jovens a descobrir o desconhecido neste fascinante mundo da investigação científica. Foi assim que nasceu em 2019 o concurso Pequeno Pesquisador. Na época, o concurso visou junto às crianças e professores a partir do tema dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a criação de personagens que personificam a formação de jovens capazes de entender o mundo contemporâneo da sustentabilidade. Estamos felizes em entregar para a sociedade e as escolas em particular, o livro: Todas as cores do saber”, comemora Morais, que também é o coordenador do Mestrado da Faccat.
Crianças autoras das ilustrações que estão no livro:
Bernardo Paiva Madeira
Bruno Lopes Braga
Cecilia Domiciano Moser
Eduarda Gabriele Valandro de Souza
Ítalla Cibely Prass
Julia Waschburger
Kettlyn de Oliveira da Silveira
Lauren Bombona Helfeinstein
Lucas Sanuel Huhnfleisch Bitelo
Maria Clara Bandeira Verschoore Burlamaque
Nathalia Rezene Neves
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br