Neuropatia óptica: o que é a doença associada aos casos de intoxicação por metanol em São Paulo

Especialista do Hospital Banco de Olhos São Pietro, referência em oftalmologia na Região Sul, ressalta a importância do tratamento imediato para prevenir risco de óbito

Após os recentes casos de jovens internados em São Paulo devido à ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, acendeu-se um alerta à população sobre os riscos da intoxicação por essa substância altamente nociva. Até o momento, o Governo Federal confirmou 10 casos e 3 óbitos associados ao envenenamento. Especialistas destacam que a ingestão de metanol é considerada extremamente perigosa e pode causar neuropatia óptica, doença que leva à cegueira permanente, ao coma ou à morte. Com os primeiros sintomas aparecendo entre 12 e 24 horas, a recomendação médica é ter atenção ao perceber dor de cabeça, dor abdominal, confusão mental, náuseas, vômitos, em especial visão turva repentina ou até cegueira.

Nesses casos de intoxicação por ingestão de metanol, as primeiras horas são fundamentais para o tratamento da neuropatia óptica. Os sintomas surgem após 12 horas e é fundamental que o paciente, ao perceber sinais diferentes, busque um médico oftalmologista”, contextualiza Marcela Bordaberry, oftalmologista do Hospital Banco de Olhos São Pietro. “No entanto, precisamos falar da gravidade do quadro para a saúde ocular, sendo pouco provável uma reversão da cegueira quando a pessoa começa a sentir problemas na visão”, completa.

Entre os casos confirmados, o paciente Diogo Marques relatou que, após ingerir gin adulterado com energético, acordou sem enxergar nada, com fortes dores de cabeça e ficou internado; três dias depois, exames confirmaram a presença de metanol em seu sangue. No caso de Radharani Domingos, ela foi para a UTI, teve convulsões, precisou ser intubada e teve a cegueira permanente confirmada depois de beber três caipirinhas de frutas vermelhas com maracujá e vodca.

“Pela gravidade da doença, trabalhamos com três focos: primeiro a vida, depois o órgão e, por último, a função. Por mais que haja sintomas de perda de visão, a prioridade é o atendimento de um médico intensivista para salvar o paciente. Após, entram os esforços para manter o órgão e depois o objetivo volta para verificar a função da visão da pessoa”, explica Marcela.

O metanol, álcool utilizado na indústria para a produção de solventes e outros produtos químicos, ao ser metabolizado pelo organismo, gera compostos tóxicos, como o ácido fórmico, que podem afetar diversos órgãos e comprometer gravemente a visão. No caso da neuropatia óptica, o problema ocorre no nervo óptico e na retina, podendo causar perda de visão permanente.

“O nervo óptico necessita de muito oxigênio para seu funcionamento, e suas células demandam mais energia do que o fígado, por exemplo. Isso influencia em casos de intoxicação por metanol, todos os tratamentos para a doença chegam tarde ao nervo óptico. Todo procedimento, por mais rápido que seja, dificilmente reverte essa situação”, contextualiza a médica.

 

Sobre o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas

Com cuidado e transformação em seu DNA, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas destaca-se com atuação em hospitais especializados, em rede de clínicas de Oftalmologia e Urologia e no segmento de sênior living com a gestão do São Pietro Sênior já em operação.  Possui em sua rede o Hospital Banco de olhos, o maior centro de ensino e cuidado de oftalmologia do sul do país, e o Prime Day Hospital especializado em urologia. O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas conta com unidades em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Taquara e Xangri-lá, oferecendo à população serviços norteados pela sustentabilidade, qualidade e segurança, inovação e tecnologia, ética e respeito. Mais informações em: www.saopietro.com.br.

 

Sobre o São Pietro Sênior

A São Pietro Sênior é a primeira operadora de moradias de alto padrão no Brasil voltada para pessoas com mais de 60 anos, unindo sofisticação, tecnologia e um modelo de cuidado integral com equipe multidisciplinar. Com estrutura completa, inovação e foco na qualidade de vida, a marca eleva o conceito de sênior living no país ao entregar acolhimento, prevenção e personalização total dos serviços.


Martha Becker Connections 

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE