Representantes de municípios da região participaram, na semana passada, da etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2022. Realizado durante todo o dia na cidade de Campo Bom, o evento reuniu educadores das 17 cidades dos vales do Sinos e do Paranhana. Representando Novo Hamburgo, participaram das atividades 10 delegados além da secretária de Educação, Maristela Guasselli, que também é presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) do Rio Grande do Sul. “É preciso trabalhar de forma coletiva, a partir do nosso território, numa busca constante ao acesso e permanência com igualdade de condições em todas as etapas e modalidades de ensino”, destacou Maristela na abertura do evento.
No turno da manhã, foram realizadas palestras com a presidente do Conselho Estadual de Educação, Márcia Carvalho, e com a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Maria Beatriz Moreira Luce. Já no turno da tarde, aconteceram as discussões sobre os três eixos temáticos do evento: 1- O Plano Nacional de Educação 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas; 2- Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação e 3- Criação do Sistema Nacional de Educação: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção. Também foram escolhidos os representantes das regiões para a etapa estadual que deve acontecer entre março e abril do próximo ano. Os delegados hamburguenses na próxima etapa serão Letícia Caroline da Silva Streit, Raquel Exenberger Becker, Maria José Fernandes dos Reis, Regina Gabriela Gomes, Carlos Batista Bach, Luciana Andréia Martins, Adriane Luísa Brevia, Daniela Vieira Costa Menezes e Renato Arena.
Com o tema da Conae 2022 é “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, a conferência nacional está programada para os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022. O objetivo principal da Conae é canalizar as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com os Poderes Executivo e Legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas de Educação, sempre visando garantir a qualidade do ensino.
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