O que as Olimpíadas podem ensinar para o mundo dos negócios

Segundo vice-presidente do SERAC, é preciso aprender com atletas e times profissionais a exercitar disciplina, focar em objetivos e manter mentalidade vencedora

Os jogos olímpicos de 2024 devem acontecer de 26 de julho a 11 de agosto, período em que os olhos do mundo estarão voltados aos atletas das mais diversas modalidades. Mas, além das técnicas esportivas, é possível aprender muito sobre disciplina e propósito, entre outros pontos extremamente necessários para o mundo dos negócios. 

Segundo Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia, as Olimpíadas são o resultado concreto de alguns padrões que esportistas profissionais costumam seguir. “São padrões que, se levados para o mundo empreendedor, ajudariam muito na conquista do sucesso”, diz. 

Um dos grandes ensinamentos de atletas olímpicos, de acordo com Jhonny, é nunca parar de estabelecer metas. “Para chegarem a participar de uma Olimpíada é necessário muito treino, muita disciplina e muita certeza de onde querem chegar. Isso é fundamental para uma empresa também, na qual todos os membros da equipe precisam compartilhar da mesma visão e objetivos”, afirma o vice-presidente do SERAC.

De acordo com Jhonny, é preciso que treinadores e esportistas tenham objetivos comuns, assim como o dono e a equipe de colaboradores de uma empresa. “A equipe precisa saber para onde está indo para não remar sem direção. Todos devem estar alinhados, conhecendo as metas de crescimento e os objetivos principais. Isso é algo que podemos aprender com as equipes olímpicas”, ressalta. 

Outra lição que os empreendedores podem aprender com atletas profissionais é manter uma mente voltada ao sucesso. “O atleta se prepara profissionalmente para se adaptar aos desafios e lidar com a pressão. O empresário lida com a pressão do governo, do seu cliente, etc. Costumo dizer que não existe CNPJ forte com CPF fraco, por isso cuidar da mente e manter o pensamento positivo mesmo em situações difíceis é de suma importância”, avalia Jhonny Martins. 

Finalmente, o executivo lembra que os atletas de grande performance sabem exatamente quando treinar e manter a disciplina nos treinos e quando descansar para recuperar o corpo e ter momentos de diversão. “Eles sabem ter prazer naquilo que fazem e equilíbrio entre tempos árduos de trabalho e vida pessoal. No empreendedorismo também é preciso pensar dessa forma, com dedicação máxima quando necessário, mas encontrando brechas que procurem tornar o dia a dia mais leve”, conta. 

O vice-presidente do SERAC complementa a ideia, dizendo que no próprio SERAC, ao treinarem empresários e promoverem encontros voltados a experiências e networking, procuram levar os profissionais para além das salas de mentorias. “Realizamos viagens, práticas esportivas, encontros informais com a família e torneios diversos. Procuramos mostrar que é possível aliar trabalho duro a alguns momentos mais leves. Isso faz bem para o físico e para a mente”, exemplifica Jhonny Martins. 

Sobre Jhonny Martins

Jhonny Martins é contador e advogado pela PUC-SP com especialização em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP e MBA em Gestão Tributária pela USP. É vice-presidente do SERAC, um hub de soluções corporativas. Instagram @jhonnymartins

Sobre o SERAC:

O SERAC é um hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia. Com quase 300 colaboradores atendemos mais de 3.500 clientes recorrentes presentes em 20 estados brasileiros, independentemente do porte ou opção tributária.

Entre seus clientes estão grandes marcas como XP Investimentos, G4 Educação, Óticas Diniz, Mundial Calçados e, também, empresários e personalidades da mídia, como Flávio Augusto, Thiago Nigro e Joel Jota, contando com equipe especializada no mercado digital. Instagram: @sou_serac


Carolina Lara Comunicação
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM