Cibele Siqueira, do Grupo Wine, destaca as qualidades da bebida feita no Brasil e indica rótulos para harmonização nas festas de fim de ano
Com a chegada das festas de fim de ano, o espumante volta ao centro das comemorações brasileiras e os dados mostram que nunca foi tão oportuno brindar com rótulos nacionais. Nesta categoria de vinhos, o Brasil é líder absoluto: 81,5% do volume consumido no país – e 71% do valor – são de rótulos brasileiros, segundo a Ideal BI.
A Embaixadora de Marcas Autorais do Grupo Wine, Cibele Siqueira, comenta sobre a excelência da produção nacional: “A valorização dos espumantes brasileiros mostra que o país domina a produção de bebidas de excelência e supera antigos preconceitos. Hoje, é motivo de celebração ver esses rótulos brilharem não só no dia a dia, mas também ocupando com mais força as ocasiões especiais e festivas, dos brindes de fim de ano às grandes comemorações familiares.”
Para as festas de fim de ano, a especialista aponta oito motivos para deixar o espumante importado de lado e brindar com um exemplar nacional:
Os espumantes brasileiros conquistam, ano após ano, espaço nos concursos internacionais mais rigorosos, competindo diretamente com rótulos tradicionais da França, Itália e Espanha. As premiações reforçam a consistência técnica, o avanço dos métodos de vinificação e a maturidade do setor vitivinícola nacional.
Esse reconhecimento global evidencia que o Brasil domina a produção de espumantes de alta qualidade, capazes de ocupar qualquer mesa festiva com excelência. Um exemplo são as nove medalhas que o país conquistou na Sessão de Vinhos Espumantes do Concurso Mundial de Bruxelas, realizado neste ano em Chisinau, na Moldávia, uma das competições de vinhos mais antigas e respeitadas do mundo, com degustações às cegas e rígidos critérios de avaliação.
A produção local reduz etapas de logística e custos de importação, permitindo que o consumidor encontre espumantes de alto nível por preços mais competitivos. Na prática: o que você paga em um importado de entrada é, muitas vezes, suficiente para adquirir um brasileiro muito superior em qualidade.
A menor distância entre vinhedos, centros de distribuição e varejo garante produtos mais frescos, com acidez vibrante e aromas preservados, que são critérios fundamentais para um espumante de alta performance. Isso é especialmente importante nas festas de fim de ano, quando buscamos bebidas leves e refrescantes.
Do Brut ao Nature, passando por Rosés, Extra Brut, Moscatel e até espumantes safrados, o Brasil oferece um portfólio completo para diferentes perfis de consumo e harmonizações. Há sempre uma opção adequada ao cardápio natalino, para ceias que vão dos frutos do mar ao tender.
Regiões como Serra Gaúcha, Pinto Bandeira, Vale dos Vinhedos, Campos de Cima da Serra e Vale do São Francisco apresentam condições excepcionais para a produção de espumantes, graças à acidez natural elevada das uvas. O Vale do São Francisco, inclusive, é a única indicação de procedência de vinhos tropicais do mundo, reforçando o caráter singular do espumante brasileiro.
Vinícolas brasileiras investem pesado em tecnologia, capacitação e métodos consagrados, como o método tradicional (champenoise) e o método Charmat, resultando em vinhos equilibrados, elegantes e complexos.
Consumir espumantes brasileiros estimula toda a cadeia vitivinícola, fortalece produtores, gera empregos e impulsiona o enoturismo, segmento que vem crescendo em diversas regiões do país e movimentando a economia local.
Escolher espumantes brasileiros é celebrar o país em sua essência e isso aparece tanto nos pratos quanto nas taças. Por serem frescos, vibrantes e naturalmente adequados ao nosso clima tropical, os rótulos nacionais harmonizam melhor com as iguarias típicas das festas brasileiras, como peru, tender, saladas frescas, frutas e sobremesas leves. Brindar com espumantes feitos aqui é unir clima, gastronomia e identidade em uma mesma celebração.
Indicações de espumantes para a sua Ceia de Natal
Na produção de espumantes nacionais, tem se destacado a linha Maraví, que integra o projeto Entre Dois Mundos, linha autoral do Grupo Wine, desenvolvida em parceria com o Grupo Miolo. Com três rótulos, Brut, Brut Rosé e Moscatel, a linha de espumantes é produzida na Bahia, mais especificamente no Vale do São Francisco.
Elaborados pelos métodos Charmat e Asti (este último aplicado ao Moscatel), os espumantes Maraví têm se firmado como opções versáteis e de frescor marcante para qualquer ocasião.
Entre os queridinhos da linha está o Maraví Brut Rosé, medalha de ouro no 14º Concurso do Espumante Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). O rótulo é uma excelente escolha para acompanhar pratos como chester, lombo suíno, salmão e rabanada pouco doce. É um rosé versátil, aromático e elegante, perfeito para carnes brancas e sabores delicados.
https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-maravi-rose-brut/prod30800.html
Já Maraví Brut é ideal para harmonizar peru assado, bacalhau e saladas natalinas, pois sua acidez equilibrada ajuda a limpar o paladar e equilibrar pratos mais gordurosos.
https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-maravi-brut/prod30799.html
E, para fechar a ceia, a dica é o Maraví Moscatel, que harmoniza sobremesas, panetones, doces com frutas, cheesecakes e mousses de maracujá.
https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-maravi-moscatel/prod30798.html
Sobre o Grupo Wine
O Grupo Wine é o grupo número 1 de vinhos no Brasil, que ocupa o primeiro lugar no ranking de importação. O GW é formado pelas marcas Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas representando mais de 40 produtores premiados e reconhecidos no mundo inteiro e Bodegas Grupo Wine, que atua com inovação na distribuição de vinhos por meio de uma plataforma online de autosserviço B2B.
Com a Cantu e Bodegas, o Grupo Wine garante presença em todo o mercado regional de varejo, tanto no off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) quanto no on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue na sua missão de tornar o vinho um produto hiper disponível.
Em 2023, a empresa passou a integrar o ranking Valor 1.000, que reúne as maiores empresas do Brasil. Além disso, em 2024, a empresa lançou a Entre Dois Mundos, a primeira vinícola de vinhos do Grupo Wine, em parceria com a Miolo e com distribuição exclusiva pela Cantu Grupo Wine.
Mais informações em https://ri.grupowine.com.br/.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br