Olfato e sabores de azeites extravirgens são mostrados ao varejo e food services gaúchos

Masterclasses do Conselho Oleícola Internacional (COI) no Olivas no Cais e na sede da Fecomércio RS apresentaram as potencialidades comerciais do azeite de oliva extravirgem

O Conselho Oleícola Internacional (COI), com o apoio do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), promoveu duas masterclasses para representantes do varejo e de food services. A proposta foi mostrar aos varejistas e restauranteiros as diferenças sensoriais e qualitativas entre um verdadeiro azeite extravirgem e azeites de qualidade inferior, vendidos como extravirgens, bem como discutir o potencial, o uso adequado e o valor agregado do azeite de qualidade.

O presidente do Ibraoliva, Flávio Obino Filho, destacou a passagem do COI que visitou produtores de oliva em Minas Gerais e São Paulo nos últimos 15 dias, antes de visitar o Olivas no Cais, nos dias 3, 4 e 5 de outubro, no Cais Embarcadero, em Porto Alegre. Obino Filho também destacou uma reivindicação do setor. “Existe um desejo do Conselho Oleícola Internacional, do Ministério da Agricultura e dos produtores de que o Brasil faça parte do COI, e vamos seguir num esforço conjunto neste sentido”, projetou.

A primeira palestra foi da Coordenadora-Geral de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Helena Pan Rugeri. Ela referiu o trabalho realizado pelo Ministério no sentido de agilizar o combate à fraude de azeites no Brasil. “Não há como sobreviver em um mundo sem produtos genuínos. Promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas é uma necessidade”, afirmou.

Na sequência, falou o diretor-executivo adjunto do COI, Abderrraouf Laajimi. O diretor abordou sobre a estrutura do COI, que engloba 47 países e conta com 21 nações que somam 95% da produção global de azeite. O consumo de azeite dobrou nos últimos 35 anos no mundo. Os Estados Unidos é o maior importador, com 35% das compras externas, seguido pelo Brasil, com 8%. Portugal, Espanha, Argentina e Itália são os principais exportadores para o Brasil. “O azeite extravirgem é um produto versátil, com muitas qualidades. Por isso é fundamental saber identificar as características reais do azeite”, explicou.

Outro aspecto levantado por Laajimi foi o avanço tecnológico e técnico na produção de azeitonas e azeites, além das questões ambientais. “Como todos sabemos, estamos enfrentando um grande desafio que são as mudanças climáticas. Por isso, precisamos buscar novas variedades e técnicas que respondam de forma eficaz a essas mudanças”, concluiu.

Depois foi a vez das pesquisadoras e professoras Susana Mattar, da Universidad Católica de Cuyo, na Argentina, e Ana Cláudia Ellis, da Universidad de la República del Uruguay, que falaram sobre aspectos sensoriais no momento da compra, conceito básico do azeite extravirgem e toda a logística até o produto chegar na gôndola bem como o cuidado durante todo o processo. Na sequência, os convidados tiveram a oportunidade de avaliar características de olfato e sabor de diferentes azeites.

O presidente do Ibraoliva, Flávio Obino Filho, qualificou as atividades como positivas. “No Masterclass Varejo se reuniu os principais players do estado, do setor, ou seja, os grandes supermercados estiveram representados aqui, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do mundo do azeite, diferenciar o que é um azeite extravirgem, do azeite virgem, do azeite sem qualidade, entender um pouco desse mercado e do papel que o agente de ponta, o supermercadista tem, ao oferecer um produto de qualidade para o consumidor”, argumentou.

Sobre o ingresso do Brasil no Comitê Oleícola Internacional, (COI) Obino Filho disse que o processo segue em andamento. “No COI há o desejo, também do Ministério da Agricultura, e ainda dos produtores. Nós vamos fazer todo o esforço que tiver nas nossas mãos, enquanto produtores, com a nossa articulação com o governo federal e com os nossos deputados federais para tentar viabilizar esse ingresso”, enfatizou. A última atividade do Masterclass foi uma degustação de 15 marcas premiadas no concurso internacional Mario Solinas.


AgroEffective | Assessoria de Comunicação do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) | Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective | Texto: Artur Chagas/AgroEffective

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