Órgãos do governo do Estado promovem diversas ações no Dia do Desafio

O movimento mundial incentiva a prática de atividade física e a adoção de hábitos saudáveis

Vários órgãos do governo do Estado participaram do Dia do Desafio, promovendo atividades ao longo desta quarta-feira (31/5). A ação no continente americano é coordenada pelo Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo (Sesc SP), em parceria com a International Sport and Culture Association e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com o lema DDD+1: leve um amigo para praticar atividades com você, o evento busca incentivar as pessoas a criarem o hábito da prática de exercícios.

Os servidores que trabalham no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) foram convidados a participar de um aula de ginástica laboral, conduzida por três professores da Rede Estadual. Mais de 200 pessoas se engajaram na atividade. Além disso, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão lançou pequenos desafios para marcar o Dia do Desafio, como por exemplo: trocar o elevador pela escada em pequenos deslocamentos dentro do prédio, ir de bicicleta ou a pé para o trabalho, estacionar o carro ou descer em uma parada de ônibus mais distante para caminharem um pouco mais até o local de trabalho, entre outros

Para a diretora do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST), Carla Bravo, a saúde mental é impactada positivamente pela atividade física. “Nós que trabalhamos com perícia médica temos a consciência do quanto a atividade física é importante, não só para o corpo, mas também para saúde mental. Por isso, o DMEST desenvolve um projeto de qualidade de vida no trabalho, com diversas ações implementadas e outras em processo de implementação. O Dia do Desafio é mais uma oportunidade de fazermos o nosso trabalho”, comentou.

A secretaria de Esporte e Lazer promoveu uma aula de ginástica ao ar livre no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) e ofereceu, durante todo o dia, oficinas de atletismo, badminton, beach vôlei, bocha, futebol 7, ginástica, hapkidô, kick boxing, judô, tiro com arco, entre outras modalidades. A van do programa Esporte e Lazer em Movimento disponibilizou atividades para o público infanto-juvenil.

Convidada para dar uma oficina de hapkidô, a mestre Silmara Ribeiro destacou a importância da prática de atividade física para a manutenção da saúde física e mental. “O Dia do Desafio é muito importante, porque a atividade física é primordial para a saúde física e mental de todos. Então, essa é uma oportunidade para darmos um alerta a todos aqueles que estão sedentários para praticarem alguma modalidade, seja ela qual for”, comentou.

Para o gaúcho Wallison Fortes, recordista do atletismo paralímpico, o Dia do Desafio é importante para incentivar as pessoas a fazerem uma atividade. “A gente entende que nem todo mundo que está na pista [de corrida] nesse dia tem o mesmo propósito que um atleta de alto rendimento, mas isso não importa. Toda atividade é muito válida”, opinou.

24 horas de atividade

Com início às 19h30 de terça-feira (30/5) e término às 19h30 de quarta-feira (31/5), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou 19 ações de incentivo à atividade física. A iniciativa incluiu modalidades esportivas que fazem parte do preparo físico dos bombeiros militares.

Na Orla 3 do Guaíba e no Grêmio Náutico União, foram realizadas corridas, partidas de vôlei e de futebol, artes marciais, atividades com os cães de busca e salvamento, demonstração de treinamento militar, entre outras. Para finalizar as 24 horas de ações, um grupo do efetivo do CBMRS venceu uma prova de força, deslocando um caminhão de 16 toneladas da corporação.

O comandante-geral do CBMRS, coronel Eduardo Rodrigues, enfatizou que o incentivo à atividade física converge com o trabalho do bombeiro na sociedade. “A essência do CBMRS é salvar vidas. Então, com auxílio de parceiros, planejamos essas 24 horas para a comunidade, desenvolvendo ações que refletem essa missão dos bombeiros. Estamos incentivando a busca pela atividade esportiva como forma de propiciar a qualidade de vida aos cidadãos”, enfatizou.


GOV RS | Texto: Thales Moreira/Secom | Edição: Rodrigo Toledo França/Secom | Fotos: Mauro Nascimento/Secom

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE