Tema estará em pauta na programação do evento que será realizado de 4 a 6 de maio de 2023, no Master Premium, em Gramado (RS)
A violência sexual contra crianças é uma realidade preocupante no Brasil. Segundo dados do Disque 100, serviço de atendimento às vítimas de violência do Governo Federal, foram registradas mais de 17 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes somente em 2019. No entanto, acredita-se que a maioria dos casos não seja denunciada, o que torna o problema ainda mais alarmante. A violência sexual pode causar graves danos físicos, emocionais e psicológicos às vítimas, afetando seu desenvolvimento e bem-estar.
Nesse contexto, o pediatra desempenha um papel fundamental na prevenção e abordagem da violência sexual contra crianças. O pediatra é um profissional que pode identificar sinais e sintomas de violência sexual em crianças, realizar a abordagem inicial adequada, orientar os pais e/ou responsáveis sobre a prevenção e encaminhar os casos suspeitos para os serviços especializados.
O tema será apresentado na programação do XV Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria no sábado (06/05) por duas especialistas no assunto: Maria de Fátima Fernandes Géa (RS) e Cinara Viana Dutra Braga (RS). Serão abordados temas como a identificação de sinais de violência sexual em crianças, a abordagem inicial adequada, a notificação e encaminhamento dos casos suspeitos, a importância do apoio multidisciplinar, a atuação do pediatra como agente de prevenção da violência sexual e a legislação vigente relacionada ao tema.
O evento é uma realização da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. Mais informações sobre a programação, inscrições e valores podem ser conferidas no site https://gauchopediatria.com.br/
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br