Com a inclusão da portabilidade de crédito nos trilhos do Open Finance, amparada pelas normas recém-publicadas pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional, o ecossistema financeiro brasileiro deve passar por uma importante transformação a partir de 2026. Essas mudanças, que vão garantir maior democratização e inclusão ao crédito no país, permitem ao consumidor comparar propostas com transparência de custos e escolher a linha mais vantajosa sem depender de uma única alternativa. Para o vendedor, a mudança eleva a conversão e traz previsibilidade de recebimento, enquanto o mercado avança para uma competição baseada em valor real entregue ao cliente.
O processo será digital de ponta a ponta nos canais das instituições participantes e em ambientes conectados ao Open Finance. O solicitante poderá iniciar o pedido e acompanhar todo o processo, até mesmo a possibilidade de desistência antes da liquidação. Cada contrato terá um único pedido ativo, o que evitará duplicidades e ruído operacional, e a decisão tende a ocorrer em poucos dias, com comparação apresentada pelo custo total de forma clara.
A principal mudança está na escolha no ponto de compra, uma vez que o usuário deixa de ficar preso a um caminho único e passa a selecionar a linha de crédito mais vantajosa, independentemente de um cartão específico ou de um único arranjo. Essa abertura tende a pressionar os juros por competição e a ampliar a elegibilidade.
“Entramos em uma fase de execução que pode redefinir incentivos na indústria, pois a portabilidade nos trilhos do Open Finance coloca o usuário no centro, como sempre defendemos. Isso é transformador porque move o mercado a competir por valor real e experiência. Depois do crédito, a portabilidade de salário desponta como a próxima grande evolução, ampliando os benefícios do Open Finance para pessoas e empresas”, afirma Gustavo Lino, diretor-executivo da INIT.
Sobre a INIT
Fundada em 2022, a INIT (Associação dos Iniciadores de Transação de Pagamentos – ITPs) representa as empresas que lideram a transição para um sistema financeiro mais moderno e eficiente. A entidade tem como foco simplificar processos de pagamento, promover a segurança das transações, fomentar a concorrência e democratizar o acesso ao sistema financeiro no Brasil. Atualmente, conta com 19 associadas e mantém um diálogo constante com o Banco Central para fortalecer o Open Finance no país.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br