Iniciativa conta com o apoio da Doctor Clin e tem como objetivo proporcionar ambientes criativos e de estímulo ao aprendizado das crianças
Lançado no início de setembro, o projeto social “Em busca da infância prometida” já está sendo colocado em prática com atividades voltadas aos professores. A ação está sendo aplicada na Escola Municipal de Ensino Infantil Marina Marcia Penz Garbarino, em Novo Hamburgo.
O projeto, capacita educadores de escolas públicas de educação infantil com inspiração na história clássica infantil do Peter Pan. Na narrativa fictícia de Barrie – lançada em 1904 como uma peça de teatro que obteve sucesso imediato – Peter Pan faz amizade com os irmãos Wendy, John e Michael e os leva para um passeio na Terra do Nunca – um mundo mágico povoado por piratas, fadas, sereias e índios.
Cada escola participante recebeu um “baú mágico” com um acervo criativo composto por maquiagens, máscaras, instrumentos musicais, fantoches e diversos outros recursos que possibilitarão que as crianças trabalhem com a linguagem artística não só durante a realização do projeto, mas em diversos outros momentos.
A EMEI Marina Marcia Penz Garbarino recebeu atividades nos dias 3, 17 e 24 de setembro. Agora, entra na reta final, com a preparação para a mostra dos alunos que está prevista para o dia 8 de outubro.
O projeto
O município de Novo Hamburgo integra a lista com outras cinco cidades do Rio Grande do Sul e Paraná que sediarão as ações em escolas públicas de educação infantil. Em todo o projeto, a expectativa é alcançar 120 professores e 780 crianças no total.
O projeto, criado pela Amora Produções Culturais, conta com a doação de equipamentos para as instituições e atividades formativas. As escolas recebem notebook, caixa de som e câmera filmadora, que serão utilizadas tanto nos workshops quanto nas atividades com os alunos. Os professores participam de 40 horas de oficinas, executadas em formato intensivo presencial e online, aproximando-os das linguagens de teatro, dança, artes visuais, música e audiovisual, que contam com coordenação pedagógica de Bruno Flores Prandini.
Ao final das atividades, um documentário sobre o projeto será lançado nas redes sociais, reunindo imagens das capacitações, da mostra dos alunos, assim como depoimentos dos participantes. Esses vídeos também serão criados dentro da sala de aula, a partir do olhar de cada professor que registrará momentos das práticas com as crianças.
A realização é da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio Doctor Clin, Pirelli, Campneus, Fruki e Quero-Quero. Para mais informações, acesse: www.instagram.com/amoraproducoesculturais
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br