O objetivo do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) é promover o desenvolvimento humano a partir do desenvolvimento integral na primeira infância, através de visitas domiciliares realizadas semanalmente às famílias, visando o fortalecimento de vínculo e suas competências para o educar e o brincar das crianças atendidas.
No entanto, o trabalho desenvolvido pelos visitadores vai muito além dos 45 minutos protocolares de cada visita. Os visitadores olham para as necessidades da família como um todo, sempre tendo como foco principal a criança.
Muitas vezes para que a criança tenha um pouco mais de qualidade de vida, falta um banheiro na casa, falta o acesso ao transporte para ir no posto de saúde, falta alguém que marque uma consulta para tentar descobrir o motivo dos problemas de saúde que a criança apresenta e que, muitas vezes, a própria família não consegue identificar e nem sabe como buscar ajuda. O PIM pode não conseguir resolver todos esses problemas, mas, através da rede de apoio que tem tanto com a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Participação Popular, Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Saúde e várias entidades, como a Cáritas da Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, consegue auxiliar as famílias da forma adequada, fazendo os encaminhamentos necessários.
“Temos uma parceria muito especial com a Igreja Católica, através do Padre Neimar Pies, e da Cáritas, coordenada por Mariluce da Rosa, que auxiliam algumas famílias atendidas pelo PIM de várias formas, desde doações de alimentos, fraldas, móveis e até material de construção, como foi o caso de uma família que necessitava muito de um banheiro dentro de casa. A obra foi feita com material doado pela Cáritas, que viu a necessidade de auxiliar em função da saúde da criança”, comenta a secretária de Assistência Social, Alzira Rippel.
A Cáritas realiza um trabalho voluntário, sério e de muita responsabilidade, coordenado por Mariluce da Rosa, tendo como colaboradores, também, Paulo Luis Reichert, Isaura Reichert, Jacir Leonel de Almeida, Fernanda Tadiotto Salim e Marisa Boniatti, que com o apoio do Padre Neimar Pies e da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, sempre recorrem à comunidade para auxiliar as famílias mais necessitadas.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br