Ranking destaca Campeãs da Inovação no Sul do país

Mais de 80 empresas e instituições foram reconhecidas por sua excelência em inovação

Enquanto 83% das empresas brasileiras afirmam que inovar é uma prioridade, apenas 3% se consideram preparadas para isso, segundo levantamento recente da consultoria BCG. Entre as que avançam nesse caminho, empresas da região Sul têm se estruturado de forma consistente. É o que aponta o ranking Campeãs da Inovação, promovido pelo centro de estudos norte-americano IXL Center em parceria com o Grupo Amanhã. Exclusivo para organizações do Sul do país, o estudo avaliou mais de 300 empresas e instituições da região. A análise resultou em uma lista com as 80 mais inovadoras, além de reconhecer 24 organizações em seis categorias especiais. A cerimônia de entrega foi realizada na na Hotmilk, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba.
A programação também incluiu debates sobre a ascensão da inteligência artificial, suas aplicações e os desafios éticos e técnicos que acompanham a expansão dessa tecnologia nos ambientes corporativos e institucionais. “Este ranking reflete o avanço de um ecossistema de inovação mais estruturado e colaborativo. Receber o prêmio na Hotmilk, local que simboliza essa interação entre pesquisa, empresas e mercado, é uma honra que reforça a relevância dessa integração para o desenvolvimento tecnológico e a inovação na região”, destaca Marcelo Moura, diretor da Hotmilk PUCPR.
Ecossistemas em destaque
O ranking geral foi liderado pela Klabin, de Telêmaco Borba (PR), que é considerada a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil. Segundo a empresa, são investidos mais de R$ 500 milhões por ano em inovação, com foco em melhorias na base florestal e desenvolvimento de novos produtos. Entre os avanços recentes estão a produção de celulose fluff e do papel Eukaliner, fabricado com 100% de eucalipto.
“A inovação tem sido um pilar fundamental na trajetória de 126 anos da empresa. Nosso foco está na constante evolução da base florestal, núcleo principal da companhia e que sustenta todos os nossos produtos, da celulose ao papel. Além disso, contamos com um robusto ecossistema de inovação, que envolve uma forte atuação com startups, universidades e institutos de pesquisa”, afirmou Francisco Razzolini, diretor de Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade da Klabin.
Entre os destaques do Rio Grande do Sul, está a Marcopolo, de Caxias do Sul, tradicional fabricante de carrocerias para ônibus, vans e trens, que ficou em 2º lugar estadual. Com 75 anos de mercado, a empresa reforça seu foco no impacto social por meio da tecnologia. “Temos aprimorado nossa expertise em carrocerias, mas hoje o mercado exige mais: conforto, segurança e tecnologia para atrair o público para dentro do nosso produto”, comenta Paulo Fabricio Tramontin, coordenador comercial da Marcopolo.
Representando Santa Catarina, o Grupo Tigre ficou em terceiro lugar no estado e 11º na classificação geral. Segundo a companhia, a inovação está organizada em cinco frentes de atuação: construção predial, infraestrutura, irrigação, ferramentas para pintura e acessórios. “Esse reconhecimento é resultado do nosso comprometimento contínuo com a inovação. Estamos ampliando nossa atuação para além da construção civil, com cinco frentes estratégicas. Em cada uma delas, desenvolvemos novos produtos, serviços e experiências, sempre com foco em gerar mais valor”, afirmou Ana Lúcia Silva, especialista em inovação do Grupo Tigre.
Categorias especiais
Além do ranking principal, a edição deste ano também destacou organizações em seis categorias específicas, evidenciando a diversidade do ecossistema de inovação sulista. Os vencedores por categoria foram:
● Cooperativas de Produção: Lar (Medianeira/PR)
● Ensino & Pesquisa: Unisinos (São Leopoldo/RS)
● Entidades Empresariais: CREA-RS (Porto Alegre/RS)
● Estatais, Filantrópicas e Sem Fins Lucrativos: Sanepar (Curitiba/PR)
● Médias e Pequenas Empresas / Startups: Construct IN (São Leopoldo/RS)
● Parques Tecnológicos: Tecnosinos (São Leopoldo/RS)
A PUCPR conquistou o segundo lugar na categoria Ensino&Pesquisa, ficando atrás apenas da Unisinos. Durante a premiação, a pró-reitora de Operações Acadêmicas da universidade, Andreia Malucelli, ressaltou a importância da rede que impulsiona o ecossistema de inovação na região.
Empresas, universidades, centros de pesquisa, aceleradoras e poder público. Cada uma dessas pontes nos lembra que inovar é um esforço coletivo e que a grande revolução acontece quando a ciência e a ética caminham de mãos dadas”, destacou.
Confira aqui a lista completa das empresas mais inovadoras do Sul do Brasil: link aqui

JN Assessoria de Imprensa

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE