Iniciativa disponibilizará dados sobre o setor de tecnologia da informação no Estado
A manhã de quinta (30/3) no RS Innovation Stage foi de lançamento para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Rio Grande do Sul. O Observatório Assespro-RS, uma iniciativa da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Rio Grande do Sul (Assespro-RS), vai disponibilizar dados especializados e atualizados sobre o setor, tornando-os públicos de uma forma organizada e estruturada para a realização de consultas e pesquisas.
O Observatório Assespro-RS é um painel visual interativo (dashboard), no qual estão disponíveis séries temporais e mapas com informações de TIC no Estado. As informações podem ser acessadas a partir de filtros que as organizam por regiões ou por cidades. A ferramenta também oferece um comparativo dos números do Estado com os nacionais.
Na plataforma, estão disponíveis informações como a participação do setor de TIC na economia do Estado, geração de empregos, distribuição geográfica de cursos e empregos, além de indicadores de pressão salarial, que mostram o aquecimento do mercado e apresentam as médias salariais das entradas e saídas de profissionais em vagas de trabalho.
“O Rio Grande do Sul sempre teve a necessidade de mensurar suas empresas de TIC. O que a população terá disponível é um programa dinâmico, porque vamos acompanhar os dados mês a mês no estado e por região”, reforçou o atual gestor do Tecnopuc e responsável pela abertura do painel, Julio Ferst, que já dirigiu a Assespro-RS e foi secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia.
Para o diretor-presidente da Assespro-RS, Marcelo Streck, o observatório é uma entrega para a sociedade e atende a uma demanda antiga do setor. “É uma moldura do que vem acontecendo há muito tempo no Estado. Com dados, fica mais fácil prevermos o futuro e pensarmos em políticas públicas acertadas”, explicou. Em sua fala, Streck lembrou que a iniciativa também busca melhorar o ecossistema de TIC.
Também presente no painel, o vice-presidente da Assespro-RS, Jorge Krug, destacou a importância de o lançamento acontecer em um espaço do governo no South Summit Brazil, que promove a discussão sobre temas úteis para o setor público. “Esse trabalho tem o efeito de tracionar o desenvolvimento do Estado através da organização de dados”, disse.
O lançamento contou ainda com um momento destinado à apresentação das funcionalidades da plataforma, conduzida pelo sócio-fundador da empresa Vélos, Guilherme Stein. “O objetivo da iniciativa foi criar um observatório para ser consultado por todas as partes envolvidas: governo, universidades e empresas”, explicou.
Finalmente, o professor de Economia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Felipe Garcia, trouxe sua visão a respeito do observatório em relação ao mercado de trabalho gaúcho. “Nós precisamos de dados, porque isso nos traz dinamismo. Só assim conseguimos pensar em políticas públicas realmente eficientes”, constatou.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br