O Estado do Rio Grande do Sul conta agora com um material informativo sobre Educação Ambiental. O lançamento da cartilha e do vídeo educativo, desenvolvidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), ocorreu de forma on-line, nesta quarta-feira (9/3), e contou com a participação de instituições ambientais, federações e da sociedade em geral.
O material, produzido pela Assessoria de Educação Ambiental (Assea), traz informações sobre a responsabilidade de cada um para manter o equilíbrio do planeta, o conceito e os objetivos da Educação Ambiental, dicas práticas sobre consciência ambiental, entre outros temas que têm como meta conscientizar crianças e adultos sobre a importância da preservação do meio ambiente.
O secretário da Sema, Luiz Henrique Viana, ressaltou a importância de inserir o assunto nos currículos escolares para promover a mudança de hábito e gerar transformações na sociedade.
“Sabemos da urgência em cuidar do nosso planeta, mas os resultados não vêm da noite para o dia quando se trata de meio ambiente. É preciso lapidar o processo para chegarmos ao êxito. Por meio da Educação Ambiental, será possível proporcionar um ambiente com o mínimo impacto para as próximas gerações”, enfatizou Viana.
A intenção é que o maior número de pessoas compartilhe e aprenda sobre Educação Ambiental, por meio dos materiais desenvolvidos. O conteúdo poderá ser utilizado por professores, alunos e por qualquer interessado em aprender sobre meio ambiente. Por isso, um dos principais multiplicadores do conteúdo será a Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
“Nunca se teve tanta afinidade com o tema Educação Ambiental quanto atualmente. O trabalho que tem sido realizado entre a Seduc e Sema foi extremamente colaborativo. Agora, vamos conseguir impactar todo o setor escolar e aprimorar as mudanças necessárias para incentivarmos a conscientização social”, avaliou o diretor-geral da Seduc, Guilherme Corte.
Além disso, a ação terá o apoio do Instituto Estadual de Cinema. O vídeo será exibido nas três salas da Cinemateca Paulo Amorim, antes de cada sessão.
“A cartilha e o vídeo são um apelo sobre a necessidade na mudança de comportamento em relação à qualidade de vida, que está diretamente relacionada com a natureza. O material traz uma série de questões como a responsabilidade de todos para o bom funcionamento do planeta”, reforçou Renel Prospere, coordenador da Assea.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br