Sicredi Caminho das Águas inaugura Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Bem-Estar Financeiro em Sapiranga

Espaço no Fly.Hub aposta em inovação para transformar a relação das pessoas com o dinheiro

 

A Sicredi Caminho das Águas inaugurou nesta quarta-feira (2) em Sapiranga, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Bem-Estar Financeiro. Instalado no Fly.Hub, espaço de inovação e coworking no município, o novo centro nasce com a proposta de colocar a cooperativa na vanguarda da educação financeira, estimulando a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento de soluções práticas para melhorar a relação das pessoas com o dinheiro.

A iniciativa reforça o compromisso da Sicredi Caminho das Águas com os princípios cooperativistas, especialmente o de educação, formação e informação, e visa enfrentar um desafio latente da sociedade brasileira: o alto índice de endividamento da população. Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mais de 70 milhões de pessoas enfrentam dificuldades financeiras severas, o que impacta diretamente a qualidade de vida das famílias e o ambiente econômico como um todo.

“Como cooperativa e fiéis ao sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade, olhamos atentamente para todo ecossistema à nossa volta em busca de oportunidades para melhorar a vida das pessoas. Esse espaço reforça o nosso compromisso de avançar constantemente com relação ao conhecimento sobre o tema bem-estar financeiro e, através do seu compartilhamento, ajudar as pessoas a terem uma relação melhor com as suas finanças. Isso tudo irá refletir em uma economia mais aquecida e melhor qualidade de vida para todos”, destaca o gerente de Cooperativismo da Sicredi Caminho das Águas, Eduardo Glaeser.

 

Um espaço para pensar o futuro das finanças pessoais

Aberto ao público, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Bem-Estar Financeiro funcionará de forma permanente, com foco em estudos, capacitações, oficinas, rodas de conversa e projetos experimentais voltados a públicos diversos, como estudantes, professores, empresários, famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade. Também serão realizados encontros com especialistas e grupos de trabalho multidisciplinares para a criação de soluções ajustadas à realidade dos municípios da região, considerando suas vocações econômicas e características sociais.

“Hoje, a nossa cooperativa já conta com mais de 90 mil associados e oferece um portfólio robusto de produtos e serviços. Mas percebemos que apenas isso não basta. Precisamos promover uma mudança cultural na forma como as pessoas lidam com o dinheiro, e isso se faz com educação, inovação e diálogo permanente com a comunidade”, afirma Glaeser.

 

Inovação e impacto social

O gerente de Planejamento Estratégico e Inovação da Sicredi Caminho das Águas, Gustavo Piardi, explica que a escolha do Fly Hub como sede do projeto também reforça a proposta de integração com o ecossistema de inovação e empreendedorismo da região. Segundo Glaeser, o local oferece o ambiente ideal para a cocriação de ideias e experimentações com foco em transformação social. “Queremos que o Centro seja um hub de conexão entre diferentes atores: universidades, startups, poder público, educadores, entidades sociais. Já contamos com especialistas parceiros e, com o tempo, esperamos ampliar ainda mais esse leque de parcerias”, explica.

As linhas de pesquisa e ação do centro incluem educação financeira, comportamento do consumidor, endividamento, inclusão bancária, uso consciente do crédito e tecnologia aplicada às finanças pessoais. Além disso, os conteúdos e diagnósticos produzidos serão compartilhados com escolas, universidades e instituições públicas e privadas.

 

Próximos passos

Com o espaço oficialmente inaugurado, as primeiras atividades já começam a ser implementadas. Grupos temáticos serão formados nos próximos meses e uma agenda de eventos e oficinas deve ser divulgada ainda neste segundo semestre. A ideia é que, a partir dos aprendizados iniciais, as ações de bem-estar financeiro possam ser aplicadas em todos os municípios da área de atuação da Sicredi Caminho das Águas.

Mais do que um novo ambiente físico, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Bem-Estar Financeiro representa um movimento estratégico da cooperativa para promover bem-estar, cidadania financeira e prosperidade coletiva.

Sobre a Sicredi Caminho das Águas

Constituída em 1923, a Sicredi Caminho das Águas oferece um portfólio completo para liberar o potencial das pessoas e dos negócios. Com mais de 300 soluções financeiras, a cooperativa reúne mais de 90 mil associados em 33 municípios no Vale do Paranhana e no Litoral Norte gaúcho. Sua área de abrangência contempla os municípios de Araricá, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Campo Bom, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Igrejinha, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Nova Hartz, Osório, Palmares do Sul, Parobé, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Taquara, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Coroas, Três Forquilhas e Xangri-lá. Com sede em Rolante/RS, a Sicredi Caminho das Águas é integrante do Sistema Sicredi, composto por mais de 100 cooperativas distribuídas pelo Brasil.


Sublinha! Comunicação | Assessoria de Imprensa – Sicredi Caminho das Águas | Fotos: Lucas Willers, divulgação

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE