Simpósio de câncer de pulmão em Porto Alegre alerta para riscos da poluição do ar e ocorrência crescente em jovens

Nos dias 8 e 9 de agosto, o Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) realiza Simpósio da região Sul do país com abordagens sobre as causas do câncer de pulmão que vão além do tabagismo e discussão de estratégias para rastrear os casos da doença, cada vez mais comuns, entre os jovens

 

O perfil epidemiológico entre os pacientes com diagnóstico de câncer de pulmão é de pessoas que fumam, predominantemente do sexo masculino e com mais de 60 anos. Por sua vez, as estatísticas mostram que esse cenário está em transformação, com aumento de casos em pessoas que nunca fumaram, mais jovens e, com crescimento especialmente entre as mulheres. Sabendo que as medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento precisam estar adequadas a esse novo contexto, o Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) destaca o impacto da poluição do ar na programação do V Simpósio GBOT Sul, que será realizado nos dias 8 e 9 de agosto no Hilton Porto Alegre Hotel. O evento, que acontece durante a campanha de Agosto Branco, de conscientização sobre a doença, está com inscrições gratuitas neste link.

O Simpósio reúne todas as especialidades médicas que tratam o câncer de pulmão e acontece pela quinta vez em Porto Alegre, com recorte temático voltado para a realidade dos estados do Rio Grande do Sul,  Santa Catarina e Paraná. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mais de 32 mil brasileiros devem receber o diagnóstico de câncer de pulmão em 2025. Desse total, 3.700 casos devem ser registrados no Rio Grande do Sul, 2.090 casos em Santa Catarina e outros 2.270 casos no Paraná; somando 8.060 casos na região Sul do país, o que equivale a 25% dos registros anuais do país. 

Um estudo publicado em julho de 2025 na Nature aponta que o câncer de pulmão em não fumantes (LCINS) corresponde a cerca de 25% de todos os casos de câncer de pulmão globalmente, sendo o adenocarcinoma o mais prevalente. Desta forma, seguindo a proporção de 25%, a projeção é que cerca de 2 mil sulistas que nunca fumaram podem receber o diagnóstico de câncer de pulmão este ano.

O Brasil é muito extenso e heterogêneo. Há diferenças de acesso e variados aspectos culturais em cada localidade e, por conta disso, é importante regionalizar as discussões nos simpósios. Teremos aqui um encontro de cirurgiões torácicos, oncologistas clínicos, radio-oncologistas, patologistas, radiologistas, entre outros, todos imbuídos em compartilhar informações. Será uma rica troca de experiências de profissionais do Sul com os grandes nomes das demais regiões do país”, explica a oncologista clínica Ana Caroline Gelatti, do Grupo Oncoclínicas Porto Alegre e diretora-executiva do GBOT.

POLUIÇÃO CAUSA CÂNCER

A mesa inicial do V Simpósio GBOT Sul terá o tema “Poluição causa câncer, respire Saúde”, com apresentação do médico pneumologista Gustavo Chatkin da PUC Rio Grande do Sul, que falará sobre o papel de outros fatores além do tabaco na causalidade do câncer de pulmão, seguida de aula magna Cigarro Eletrônico baseado em evidências: Como nos posicionarmos frente ao risco de ascensão de uma Nova Epidemia Mundial, com Gustavo Prado, coordenador Comissão de Câncer da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e da Comissão de Tabagismo do GBOT.

Na mesa com temática centrada em câncer de pulmão em jovens e não tabagistas, destaque para as aulas sobre “Padrões de rastreamento do câncer de pulmão – Existe papel na população não tabagista?”, com a pneumologista Manuela Cavalcanti, da Santa Casa de Porto Alegre; Avaliação Genética e Hereditária no Câncer de Pulmão: quem? quando? E como?, com a médica geneticista Patrícia Prolla, diretora de pesquisa no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e a aula Alvos Moleculares no Câncer de Pulmão – Quem deve testar, quando e como?, com a oncologista Elise Sanfelice, do Centro Integrado de Oncologia de Curitiba.

V SIMPÓSIO GBOT SUL
Data:
 8 e 9 de agosto de 2025
Realização: Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT)
Local: Hilton Porto Alegre Hotel
Endereço: Rua Olavo Barreto Viana, 18 – Moinhos de Vento, Porto Alegre
Programação completa: https://www.gbot.med.br/evento/v-simposio-gbot-sul/
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKbnSrocfUo4jWQi7rPB3Y-uLtz6dRMbVzN8-X13VKv4PMVw/viewform

SOBRE O GBOT – O Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica foi idealizado por médicos oncologistas, clínicos e cirurgiões, com reconhecida expertise nessa área de atuação. Sua missão é produzir conhecimento científico na área da pesquisa clínica oncológica. Ao mesmo tempo, estimular os processos de educação na área do câncer e a geração de informações epidemiológicas que auxiliem na compreensão da realidade brasileira nesta área, possibilitando o desenvolvimento de estratégias que resultem numa melhoria dos resultados para a sociedade como um todo. Informações: https://www.gbot.med.br/.


SENSU Consultoria de Comunicação | Foto: institucionalGBOT

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE