Danos na agropecuária foram de mais de R$ 54 milhões no Município
Foi reconhecida na quinta-feira passada (3) pelo Governo Federal a situação de emergência em Taquara, em razão das diversas áreas rurais afetadas pela estiagem que atinge todo o Estado. Com o reconhecimento da União, é possível que o Município capte recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que abriga a estrutura administrativa da Defesa Civil a nível nacional.
Os impactos da seca em Taquara são maiores na pecuária e agropecuária, afetando mais de 9 mil pessoas. De acordo com um levantamento preliminar feito pela Emater, o prejuízo estimado supera os R$ 54 milhões. O secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler, explica que o impacto financeiro é medido por conta da redução do peso da pecuária e com a perda da produção, principalmente a de milho, uma das culturas mais prejudicadas no Município.
Recursos oriundos do reconhecimento
Matheus frisa que, diante da confirmação da situação de emergência em Taquara, a Administração Municipal poderá solicitar recursos junto ao Governo Federal para que sejam destinados para a ajuda humanitária dos atingidos pela estiagem. “Isso permite que a gente possa prestar assistência às pessoas da agricultura familiar que dependem exclusivamente do seu plantio. Levaremos cestas básicas a alguns moradores afetados e já estamos disponibilizando caminhão pipa para quem sofre com a falta de água potável”, complementa. Por causa da situação de emergência, o secretário completa que os produtores rurais atingidos pela estiagem também podem renegociar suas dívidas com os bancos, geradas pelo financiamento agropecuário para a produção.
A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, ressalta a importância da chegada destes recursos para aqueles que sofrem com o problema climático. “Foram muitas famílias afetadas com a falta de chuva em nosso Município. Desde que recebemos os primeiros alertas de estiagem, em dezembro do ano passado, nos empenhamos em garantir assistência a todos aqueles que tiveram perdas em suas plantações”, frisa, lembrando que nos primeiros dias de 2022 foi decretada a situação de emergência na cidade.
Havendo o repasse de recursos federais para Taquara por causa da estiagem, será a primeira vez em mais de dez anos em que o Município receberá ajuda da União após situações adversas geradas pelo clima. A ocasião anterior foi para a reconstrução da Escola Dr. Alípio Alfredo Sperb, no Bairro Santa Maria, que foi destruída após um temporal ocorrido em 2010.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br