Vacina é a ferramenta mais eficaz para mudar a história de doenças
Entre as prioridades elencadas pelo governo federal em suas primeiras manifestações está a retomada dos altos índices de cobertura vacinal, incluindo a imunização contra a COVID-19. A medida foi bem recebida pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) que, através do seu conhecimento médico e científico, coloca-se à disposição dos órgãos públicos para colaborar. O pediatra e diretor da SPRS, Benjamin Roitman, ressalta que a intenção do Ministério da Saúde de fazer campanha de vacinação para recuperar as coberturas vacinais vem em boa hora.
“Há várias doenças que contam com vacinas disponíveis e continuam atingindo nossas crianças (COVID, pneumonias, meningites) e outras patologias que podem voltar a circular pela baixa cobertura vacinal (pólio, difetria, tétano, entre outras). O PNI – Programa Nacional de Imunizações é um programa de Estado que tem mais de 30 anos, não de governo; ou seja, ultrapassa fronteiras ideológicas ou partidárias”, afirma.
O médico reforça que é direito de toda a criança receber vacina que protege contra inúmeras doenças graves e dever da família oferecer esta proteção aos seus filhos.
“Defendemos que seja feito um esforço conjunto envolvendo pais, professores, instituições de ensino, instituições de saúde, pediatras e órgãos do estado nos âmbitos municipal, estadual e federal. Cada um faz a sua parte. O importante é disponibilizar as vacinas com segurança e praticidade (horários estendidos), levar a criança até a unidade de saúde, observar as carteiras de vacinação e atualizar na primeira oportunidade. É hora de chamar os pais e lembrar da necessidade e da importância das vacinas. Campanhas de vacinação são sempre bem vindas pois é um momento de mobilização de toda a sociedade” completa Benjamin.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br