Meninas e meninos de 10 e 11 anos serão imunizados mediante agendamento com a Secretaria Municipal de Saúde
A campanha de imunização contra a Covid-19 em crianças de Taquara avança para uma nova etapa. A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde inicia a vacinação de crianças de 10 e 11 anos que não tenham algum tipo de comorbidade. A nova fase ocorre após todas as crianças com comorbidades do Município terem sido imunizadas com a primeira dose desde o início da vacinação infantil, em 19 de janeiro. De acordo com a secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva, a imunização dos pequenos continua sendo mediante agendamento dos pais ou responsáveis, através do link: https://bit.ly/vacinacriancastaquara.
A vacinação infantil é realizada nas quartas-feiras, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Empresa, nas sextas-feiras à tarde, na UBS Mundo Novo, e neste sábado (5), na UBS Piazito. “Alguns papais e mamães têm me questionado sobre o andamento da imunização contra a Covid em crianças. Já chamamos todas aquelas que tinham comorbidades, e agora, estamos chamando por idade. Vamos atualizando conforme o andamento da vacinação”, explica a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, tranquilizando aos pais e responsáveis de que todos os que fizeram o agendamento para vacinar os seus filhos serão contatados pela Secretaria de Saúde.
Apelo para que não haja ausências no dia marcado
A secretária reforça o pedido para que os pais que agendarem a vacinação de seus filhos não percam o dia e horário marcados. “Tivemos alguns casos de crianças que tinham confirmado que compareceriam na Unidade de Saúde no horário agendado e faltaram. Nestes casos nós chamamos crianças sem comorbidades, para não haver a perda das doses da vacina. É importante levar suas crianças nos dias e horas marcados, para que logo os pequenos sejam imunizados”, destaca.
Sobre a imunização infantil, Mariane complementa que a aplicação das doses em Taquara está sendo feita com todos os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde, como a permanência das crianças por 20 minutos após serem vacinadas, e aplicação das doses da vacina contra a Covid serem em dias e horários exclusivos para os pequenos. “Muitas famílias estão ansiosas para vacinar seus filhos. Então faço o pedido para que os pais ou responsáveis não percam a oportunidade de vacinar. As vacinas são aplicadas por vacinadores qualificados. E para garantir a segurança das crianças, é importante respeitar as recomendações. Todas as crianças serão vacinadas de forma segura”, frisa.
Imunização de adultos continua
Além da vacinação contra a Covid-19 em crianças, a imunização no público com 12 anos ou mais continua. Em todas as terças e quintas-feiras, as UBSs Empresa, Santa Teresinha, Mundo Novo e Piazito estão abertas das 8h às 16h para vacinar moradores com a primeira e segunda doses, além da dose de reforço. A imunização também ocorre na primeira e terceira quarta-feira do mês, no Posto 24 Horas, das 17h às 21h.
Qualquer pessoa com mais de 12 anos que ainda não tomou a primeira dose poderá ser vacinada. A segunda dose pode ser aplicada naqueles que tomaram o imunizante Butantan/Coronavac pela primeira vez há 28 dias ou mais, e para os que foram imunizados com as vacinas da Pfizer, Janssen, ou Fiocruz/Oxford/AstraZeneca há dois meses. E a dose de reforço é dada para aqueles que tomaram duas doses da vacina há quatro meses ou mais, ou imunossuprimidos com 28 dias após receber a segunda dose.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br