Até o final deste mês, palestras serão realizadas com foco na prevenção de suicídios
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Taquara e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou nesta sexta-feira, 10 de setembro, a primeira ação voltada ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Às 8 horas, representantes da SMS, do CAPS, da Prefeitura de Taquara e do projeto Viver Bem, da Faccat, realizaram um encontro na Praça Marechal Deodoro, no Centro, com a abordagem das ações que serão realizadas neste mês para que haja a diminuição de suicídios no Município. O evento do dia 10 foi em razão da data ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Além do evento de abertura, o cronograma de ações para o Setembro Amarelo envolve palestras em todas as Unidades Básicas de Saúde de Taquara, assim como nas duas unidades do CAPS no município, entre os dias 20 e 29 de setembro. Esses encontros serão ministrados por médicos, enfermeiros, psiquiatras e terapeutas familiares, que vão abordar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, e como identificar sintomas de pessoas que possam estar com algum problema psicológico.
Segundo a coordenadora da saúde mental em Taquara, Priscila da Rocha Terra, o acompanhamento psicológico e psiquiátrico é algo fundamental para quem está com algum sofrimento psíquico. Ela explica que o atendimento psicológico permite o trabalho com as questões que geram um tipo de sofrimento a um paciente, de forma que consiga lidar melhor com essas adversidades, enquanto o atendimento psiquiátrico é indicado em casos em que há a necessidade de intervenção de medicamentos para a melhora desses sintomas. “É de extrema importância o acompanhamento com ambos os profissionais na prevenção ao suicídio, pois é com ele que as questões trazidas pelos pacientes começam a ser tratadas, e que são percebidos os sinais de riscos. Também é ampliada a rede de apoio ao paciente e familiares, que são instruídos em como lidar com esses sintomas e ajudar a pessoa atendida”, completa.
Priscila lembra que quem necessitar de atendimento psicológico ou psiquiátrico em Taquara pode procurar a Unidade Básica de Saúde de seu bairro, para que os profissionais da saúde de cada UBS encaminhem o paciente para alguém especializado da saúde mental. Além disso, o Centro de Serviços em Psicologia (CESEP), que atua em parceria da Prefeitura Municipal com a Faccat, oferecem atendimento psicológico para pessoas que têm sofrido por causa da Covid-19, seja pela infecção do vírus ou por viver uma situação de luto. Neste caso, o paciente deve entrar em contato com a UBS de seu bairro ou com o CAPS 1 de Taquara para agendar seu atendimento.
O Setembro Amarelo é uma mobilização voltada para a prevenção ao suicídio. No Brasil, ele é organizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Confira abaixo os locais e horários das palestras voltadas ao Setembro Amarelo em Taquara:
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br