Associados do Sicoob MaxiCrédito agora podem fazer investimento no Tesouro diretamente no aplicativo da instituição
O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido para venda de títulos públicos federais de forma 100% online. Lançado em 2002, o Programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos.
Na prática, ao fazer um investimento no Tesouro Direto, você está emprestando dinheiro para o governo para que ele pague suas dívidas, invista em obras, projetos e afins. Após o vencimento destes títulos, o governo devolve o valor investido acrescido de juros.
Essa opção de investimento é considerada a de menor risco de mercado no Brasil. Isso porque existe o chamado risco soberano e quem garante os títulos é o próprio governo. “Se o Tesouro quebrar, é porque o Brasil todo já quebrou”, comenta Nathalia Arcuri, em um de seus vídeos no canal Me Poupe!, do YouTube.
Com uma filosofia voltada para a proximidade das pessoas e crescimento conjunto, as cooperativas financeiras têm ampliando o leque de produtos e serviços ofertados para os associados. Recentemente o Sicoob MaxiCrédito, a partir do sistema Sicoob, passou a ofertar essa opção de investimento no Tesouro Direto. Associados da cooperativa que desejarem podem fazer todo o processo de compra e venda de títulos do Tesouro no Aplicativo Sicoob.
“A gente entende que a diversificação de carteira é muito importante para os investidores, então o nosso objetivo é disponibilizar mais uma boa opção de investimentos para nossos associados”, afirma Claudinei Trevelin, analista de investimento do Sicoob MaxiCrédito.
Em julho de 2021, o total de investidores ativos no Tesouro Direto, aqueles que atualmente estão com saldo em aplicações no programa, atingiu a marca de 1,6 milhões de pessoas, um aumento de 38,7 mil investidores no mês. Já o número de investidores cadastrados no programa aumentou em 454,5 mil, crescimento de 53,58% em relação a julho de 2020, atingindo a marca de 11,9 milhões de pessoas segundo o site gov.br
Quem pode investir e quanto
O investimento no Tesouro Direto é permitido para qualquer pessoa que possua um documento de CPF. Os títulos possuem um valor pré-definido, mas há a possibilidade de compra em frações, com percentual mínimo de 0,01%, o equivalente a R$ 30 aproximadamente.
Sobre o rendimento incide a tributação do Imposto de Renda, onde é utilizada a alíquota da tabela regressiva. Além disso, os cooperados que investirem em títulos públicos pelo Sicoob, não tem nenhuma taxa de administração, apenas a taxa de custódia de 0,25% ao ano, da Bolsa de Valores do Brasil (B3), que é quem opera o programa.
Tipo de Títulos Públicos
Existe três tipos de Títulos Públicos: o Prefixado, o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA. Entenda cada um deles:
Prefixado: Os títulos prefixados são aqueles que têm taxa de juros fixa, ou seja, você já conhece no momento do investimento. É o investimento ideal para quem quer saber exatamente o valor que receberá ao final da aplicação, no vencimento do título.
Tesouro Selic: Os títulos Tesouro Selic são títulos pós-fixados que possuem rentabilidade atrelada à Taxa Selic – taxa básica de juros da economia -. O rendimento dele varia diariamente, conforme a oscilação da taxa Selic.
Tesouro IPCA+: Esse título é uma opção de garantir o poder de compra do brasileiro, porque a sua rentabilidade está atrelada à inflação, o que faz com que ele tenha um rendimento igual à variação da inflação + uma taxa prefixada de juros. Quanto mais distante for o prazo do título, mais o Tesouro paga.Vale destacar que, que para nas três modalidades o mais indicado é não resgatar antes do vencimento, mas no Tesouro Selic o risco é menor. Em caso de resgate antecipado, a operação ocorre com os preços e taxas de mercado no momento do resgate.
No site do Tesouro Direto pode ser feito simulações de investimento nos mais variados títulos.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br