Alexandra Casoni, empresária, líder educadora e shark tank, dá dicas de como estar preparado para a oportunidade repentina, através do domínio do discurso intencional com foco em vendas
Não basta ter uma boa ideia para transformá-la em um negócio bem-sucedido, se você, empreendedor, não souber como apresentá-la da forma correta, objetiva e assertiva para aqueles que têm o poder de investir no seu projeto e fazê-lo decolar.
Empreender no Brasil nunca foi algo fácil, e como tal, é importante ouvir e aprender com quem já chegou lá e pode te mostrar o caminho das pedras para você alcançar mais rápido seus resultados. A empresária, investidora e shark Alexandra Casoni, com mais de 20 anos de sucesso nos negócios em diferentes setores, desde saúde e bem-estar, como a Flormel e a Linhahum, à educação de líderes mulheres como em sua holding Club A, fala sobre a importância do domínio na comunicação para ter mais sucesso nos negócios.
“O pitch é o primeiro contato que o investidor em potencial terá com a sua visão para esse novo negócio, quais os pontos fortes do seu projeto e quais ainda podem ser trabalhados. É também a oportunidade de avaliar não só a ideia em si, mas o próprio empreendedor, sua clareza, segurança e conhecimento sobre onde e como deseja implementar esse modelo de negócio. Assim, o pitch perfeito passa por uma apresentação não só do que se quer fazer e alcançar, mas também de si mesmo”, afirma a empresária.
Pedimos à Alexandra Casoni que destacasse, em sua opinião, quais são os três pontos fundamentais para a construção do pitch perfeito para o seu negócio:
O empreendedor precisa ter um conhecimento profundo da área que deseja atuar, mas apresentá-la no pitch da forma mais concisa possível, pois muitas vezes você terá apenas alguns minutos para convencer alguém da viabilidade da sua ideia. Quanto maior a confiança com a qual você se apresenta e à sua ideia, maior a possibilidade do investidor te levar a sério.
Um pitch perfeito apresenta de forma convincente qual solução deseja implementar, o público-alvo que pretende alcançar, estratégias de crescimento e de competitividade frente a concorrência, os valores do investimento necessário e como será aplicado, projeções de receita e de lucro e por fim, as qualificações do empreendedor e as de sua equipe. Caso possua experiências concretas que sustentem sua argumentação, ou um case de sucesso, melhor ainda.
Talvez o investimento não venha de imediato, mas não menospreze os insights e as sugestões dos investidores que ouviram seu pitch, pois ajustes no modelo de negócios apresentado refinam sua ideia ainda mais e podem levar a novas futuras reuniões, sugestões de mentorias e conexões que serão fundamentais em seu futuro. Aprender a ouvir com humildade as críticas de quem já está onde você quer chegar, pode ser o diferencial entre o fracasso e o sucesso.
Casoni iniciou sua carreira nos negócios aos 11 anos, quando começou a vender doces. Aos 15 anos, já era degustadora de produtos da marca Flormel, criada por sua família na cidade de Franca na década de 80. Empenhada em evoluir e aprofundar seu conhecimento no mercado de alimentos saudáveis, Alexandra investiu em sua formação, tornando-se nutricionista e técnica em engenharia de alimentos. Para expandir sua experiência também no campo prático, transitou propositadamente por diversos departamentos da Flormel, incluindo Indústria, Inovação, Trade, Marketing, Comercial e Expansão de Negócios.
Por fim, aos 23 anos, Alexandra assumiu a cadeira de CEO na Flormel e focou na expansão da marca e da empresa. Sob sua liderança, a marca e seus produtos chegaram até as principais redes de supermercados e farmácias, além de estabelecer mais de 30 mil pontos de venda pelo país, transformando a Flormel em um nome que é pioneiro e referência em saúde no mercado de vida saudável.
Hoje, olhando para novos horizontes, mas sem esquecer suas raízes, a investidora retorna seu foco ao segmento de saúde e bem-estar, criando um HUB de negócios, o TransforMar, direcionado a unir suas principais expertises: empreendedorismo e saúde. A estrutura sediada em Ribeirão Preto une esses dois ecossistemas, apresentando uma holding com foco em varejo nacional e magistral.
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