Virada do ano acende alerta para acidentes oftalmológicos e riscos à visão

  • 24 de dezembro de 2025
  • Sol FM

Problemas com fogos de artifício, rolhas de espumante e infecções elevam casos de traumas oculares nas festas de fim de ano

A virada do ano, tradicionalmente marcada por festas, viagens e grandes celebrações, também acende um alerta para a saúde ocular. Segundo a oftalmologista e chefe da emergência do Hospital Banco de Olhos São Pietro, Juliana Marcon, o período registra aumento nos atendimentos por acidentes oftalmológicos, impulsionados principalmente pelo uso de fogos de artifício, rolhas de bebidas espumantes, acidentes domésticos e comportamentos de risco nas comemorações de fim de ano.

Entre os acidentes mais frequentes estão os causados por fogos de artifício e artefatos inflamáveis, que podem provocar queimaduras graves, perfurações e até perda permanente da visão. Outros vilões recorrentes, e muitas vezes subestimados, são as rolhas de bebidas espumantes, que podem ser projetadas em alta velocidade e atingir diretamente os olhos, causando contusões, hemorragias e descolamento de retina.

O período também registra aumento de acidentes domésticos, especialmente envolvendo ferramentas de uso pouco frequente. Durante o recesso, muitas pessoas aproveitam o tempo livre para realizar consertos e manutenções em casa, sem o domínio técnico adequado ou o uso de equipamentos de proteção, o que eleva o risco de lesões oculares. Acidentes de trânsito e agressões físicas também figuram entre as principais causas de traumas oftalmológicos nesta época do ano.

No litoral e em áreas de lazer, o uso inadequado de lentes de contato em praias, piscinas e lagoas é outro fator de preocupação. O contato com água contaminada pode causar infecções oculares graves, além de aumentar o risco de ceratites (inflamação da córnea). Somam-se a isso os surtos de conjuntivites infecciosas, comuns em ambientes com grande aglomeração de pessoas, como festas, viagens e hospedagens coletivas.

Ainda existe um alerta para doenças oculares de incidência regular ao longo do ano, mas que podem se agravar no fim de ano devido ao esquecimento do uso de medicações contínuas ou à dificuldade de acesso a atendimento médico, causada por férias coletivas e horários reduzidos de serviços de saúde.

Além da atenção às situações típicas do final de ano, é importante nunca deixarmos de lado o acompanhamento de condições de tratamento contínuo. Lembrem-se que doenças como o olho seco, o glaucoma e a retinopatia diabética não tiram férias”, finaliza Juliana Marcon.

Sobre o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas

Com cuidado e transformação em seu DNA, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas destaca-se com atuação em hospitais especializados, em rede de clínicas de Oftalmologia e Urologia e no segmento de sênior living com a gestão do São Pietro Sênior já em operação.  Possui em sua rede o Hospital Banco de olhos, o maior centro de ensino e cuidado de oftalmologia do sul do país, e o Prime Day Hospital especializado em múltiplas especialidades. O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas conta com unidades em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Taquara e Xangri-lá, oferecendo à população serviços norteados pela sustentabilidade, qualidade e segurança, inovação e tecnologia, ética e respeito. Mais informações em: www.saopietro.com.br.

Sobre o São Pietro Sênior

A São Pietro Sênior é a primeira operadora de moradias de alto padrão no Brasil voltada para pessoas com mais de 60 anos, unindo sofisticação, tecnologia e um modelo de cuidado integral com equipe multidisciplinar. Com estrutura completa, inovação e foco na qualidade de vida, a marca eleva o conceito de sênior living no país ao entregar acolhimento, prevenção e personalização total dos serviços.


Martha Becker Connections

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE