O destaque foi encontro da titular da Sema com o diretor-geral da ONU para Assentamentos Humanos (América Latina e o Caribe)
Em mais um dia de agendas na Conferência do Clima (COP28), a secretária Marjorie Kauffmann se reuniu, nesta quarta-feira (6/12), com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat) para a América Latina e o Caribe, Elkin Velásquez. No encontro, foram debatidos os projetos de adaptação e resiliência com foco nas regiões mais suscetíveis a desastres naturais.
“Foi uma reunião com foco na busca por assistência técnica para áreas suscetíveis a desastres, com prioridade para a região do Vale do Taquari, com um olhar para políticas públicas destinadas a assentamentos urbanos, ou seja, a toda forma de gestão da ocupação urbana”, explicou Marjorie.
Mais cedo, os representantes do Rio Grande do Sul se uniram à comitiva brasileira e participaram do anúncio feito pelo governo do Brasil do nome de Anacláudia Rossbach para assumir a Direção Executiva da ONU Habitat, cargo atualmente ocupado por Maimunah Mohd Sharif.
Anacláudia é economista, atua há mais de 20 em temas relacionados a assentamentos precários, habitação social e política urbana, e é diretora dos programas da América Latina e Caribe no Instituto Lincoln.
Os integrantes da Sema e da Fepam participaram, ainda, da reunião ministerial sobre urbanização e clima, uma agenda que reúne lideranças locais e regionais do mundo todo para discutir a urbanização sustentável.
Outras agendas
O presidente da Fepam, Renato Chagas, e a chefe de Licenciamento e Controle, Fabiane Vitt, realizaram uma visita técnica à Dubai Waste Management Center, onde conheceram uma usina que produz energia a partir de resíduos sólidos urbanos.
Na última agenda do dia, a secretária Marjorie, acompanhada pela coordenadora da Assessoria do Clima, Daniela de Lara, e da assessora Isa Osterkamp, reuniu-se, no Pavilhão do Brasil na COP28, com a integrantes da empresa Codex. O encontro teve como pauta projetos relacionados à inovação na área ambiental e a tecnologias de sistemas para reunir e disponibilizar informações à população.
Na quinta-feira (7/12), dia de pausa na programação da COP28, a Expo City Dubai estará com os portões fechados. As agendas do Estado no evento serão retomadas na sexta-feira (8/12).
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br