Defesa Civil lança edital para contratar serviço de monitoramento meteorológico

  • 14 de novembro de 2023
  • Sol FM

Com o objetivo de aperfeiçoar o monitoramento meteorológico no Rio Grande do Sul, a Casa Militar, por meio da Subchefia de Defesa Civil, abriu processo para contratar serviço de radar meteorológico. As empresas ou fornecedores interessados em participar do pregão eletrônico poderão enviar suas propostas em 28 de novembro.

O serviço irá monitorar as condições meteorológicas em Porto Alegre e na Região Metropolitana, duas áreas que concentram grande parte da população do Estado e cidades que necessitam de atenção especial em termos de acompanhamento meteorológico. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (13/11) e prevê que a empresa contratada realize cobertura em um raio de 150 km. 

Link para o edital do pregão eletrônico

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com o serviço de monitoramento meteorológico realizado por três radares das Forças Armadas, dois localizados dentro do próprio Estado, em Canguçu e Santiago, e um no Morro da Igreja, em Santa Catarina. Por esse motivo, Porto Alegre e a Região Metropolitana acabam não recebendo cobertura adequada.

Para o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Luciano Boeira, a contratação do serviço vai possibilitar o acesso a melhores dados e, assim, fornecer um monitoramento apropriado.

“O serviço de radar está relacionado diretamente com ações de prevenção contra eventos adversos. Nós teremos condições de disponibilizar dados mais qualificados com até três horas de antecedência. Atualmente, a informação que temos é apenas a visualização das imagens produzidas pelos radares das Forças Armadas; nós não temos acesso aos dados produzidos por eles. Com a contratação do serviço, teremos acesso a mais dados e, portanto, a informação produzida será mais qualificada”, detalhou Boeira.

Após a realização do pregão e assinatura do contrato, a empresa ou fornecedor terá  60 dias para realizar um estudo técnico que irá definir o melhor local para instalação do radar, que deverá ser feita em seguida. A prestação dos serviços de monitoramento, acompanhamento e emissão de alertas ocorre na sequência e se estende por 60 meses.

Além disso, a empresa escolhida será a responsável por realizar quaisquer manutenções ou substituições necessárias no equipamento durante todo o período de prestação dos serviços. Os profissionais capacitados a operar e a emitir os relatórios também devem ser fornecidos pela vencedora do pregão.

A instalação do radar faz parte de um processo contínuo de identificação e mapeamento de áreas de risco e de possíveis ameaças, suscetibilidades e vulnerabilidades nos municípios. Com o monitoramento constante e permanente dos pontos de interesse, a Defesa Civil poderá aperfeiçoar a divulgação de protocolos de prevenção e de alertas, além de ações emergenciais para atuar nas ocorrências de desastres naturais. 


GOV RS | Texto: Thales Moreira/Secom | Edição: Rodrigo Toledo França/Secom
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